A Black Friday é um evento norte-americano que ocorre tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day, que é tradicionalmente comemorado toda 4ª quinta-feira de novembro).
Muitas são as teorias a respeito da origem do termo Black Friday.
Entretanto, é certo que ele começou a ser utilizado para designar essa data específica pós-feriado por policiais da Filadélfia que viam um grande aumento no fluxo de pessoas no dia seguinte ao Thanksgiving Day.
Com todas as filas, trânsito e confusão causadas pela corrida às compras, os policiais começaram a chamar aquela sexta-feira específica de “Black Friday”, com uma evidente conotação negativa.
Em razão do investimento por parte dos comerciantes, o termo foi ressignificado e acabou se popularizando por vários países mundo afora como uma das datas onde o consumo bate recordes, inclusive no Brasil.
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro de 2010, foi totalmente online e organizada por empresas do e-commerce.
Nos anos seguintes outras empresas começaram a aderir, contudo fenômenos como maquiagem de preços, golpes e propagandas enganosas “sujaram” o nome do evento.
Desde então a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e players do mercado vem tentando construir um bom nome para a Black Friday, criando regras, selos de confiança e até mesmo um Código de Ética da Black Friday a ser seguido pelos comércios que aderem.
E tudo indica que funcionou.
Segundo dados divulgados pelo e-commerce Brasil, a Black Friday 2021 movimentou R$5,4 bilhões, contando o período de quinta-feira às 0h até às 23h59 de sexta-feira.
A cifra representou um crescimento de 5,8% em relação a 2020. Para 2022, a estimativa é de R$ 6,05 bilhões.
Ou seja, a Black Friday é um dos períodos onde mais se vende no Brasil.
E isso quer dizer que, acreditando nos descontos ou não, você estará mais propenso ao consumo.
É aí que surge a preocupação “como certificar que estou diante de uma promoção verdadeira?”
Vamos a algumas dicas!
1 - Utilize comparadores de preços!
Existem sites, plataformas e aplicativos que comparam preços, isso pode te ajudar a encontrar as melhores propostas, assim como saber se o preço não está baixo demais (o que muitas vezes significa que é um golpe).
Alguns dos comparadores de preços mais famosos são:
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Zoom.
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Buscapé.
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Google Shopping.
2 - Pesquise, pesquise e pesquise (quanto antes você começar, melhor!)
O ideal é que você dê início às pesquisas do seu produto antes mesmo de novembro, só assim você vai saber se a compra de fato vale a pena ou se os preços simplesmente estão maquiados.
3 - Tome cuidado com os golpes!
O preço estar muito abaixo do esperado é um sinal, tome cuidado!
Por isso, pesquise a fama da empresa por meio de plataformas como ReclameAqui.com e Consumidor.gov.
Tome cuidado com compras realizadas em redes sociais e links recebidos pelo WhatsApp, de preferência as evite.
Olhe o endereço do site que está comprando, veja se é real. Muitos golpistas estão construindo sites exatamente iguais aos de grandes varejistas justamente para enganar os consumidores.
4 - Caso tenha algum problema, documente tudo
Problemas com a entrega, com a qualidade do produto e até mesmo não envio são comuns.
E caso isso aconteça, você deverá seguir os seguintes passos:
1º - realizar uma reclamação na Plataforma Consumidor.gov ou ReclameAqui.com, no caso de negativa da empresa em resolver o problema, siga para o próximo passo;
2º - vá ao PROCON da sua cidade e formalize uma reclamação contra a empresa, caso isso não resolva, siga para o terceiro e último passo;
3º - entre em contato com um advogado especializado em Direito do Consumidor, ele poderá assumir a sua causa e auxiliar na defesa dos seus direitos!
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Leia tambem: Direito de Arrependimento do Consumidor: entenda!
Coluna Conversando Direito com João Carneiro
Advogado Especialista em Direito do Consumidor Bancário - OAB/MS 24.014
Fontes dos dados e afirmações realizadas no post:
“Black Friday: por que lojistas preveem faturar menos mesmo com recorde de vendas” Disponível em: <bbc.com>. Acesso em 20.11.2022.
“Black Friday: de onde vem esse nome?” Disponível em: <bbc.com>. Acesso em 20.11.2022.
Câmara Brasileira da Economia Digital - camara-e.net. Disponível em: <https://www.camara-e.net/>. Acesso em 20.11.2022.
e-commercebrasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br>. Acesso em 20.11.2022.
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Disponível em: <https://abcomm.org/institucional/>. Acesso em 20.11.2022.