Nesta quarta feira as lojas virtuais realizam uma espécie de “Black Friday” fora de época, com mais de 500 produtos em desconto. O evento é em referência ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no último domingo, com descontos de até 80%.
Trata-se, na verdade, de uma tentativa do comércio on-line de elevar as vendas em um período considerado fraco – no primeiro trimestre do ano, sem datas comemorativas. A expectativa é alcançar em um dia, uma alta de 60% em relação ao ano passado.
A ação terá entre os participantes sites de companhias como Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza.
Leia, abaixo, dicas para evitar fraudes e falsos descontos e saber como reclamar.
Pesquise a loja virtual escolhida. Em sites como o ReclameAqui é possível verificar os problemas enfrentados pelos clientes dessas empresas e as respostas a eles -se há muitas reclamações em períodos comuns, imagine em uma data em que o volume de operações de operações equivale a de cinco dias normais.
Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou àquelas indicadas por amigos e parentes.
Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, ser um estelionatário.
Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.