02 de novembro de 2024
Campo Grande 24ºC

INVESTIGAÇÕES

Secretário é afastado por suspeita de desviar verba da saúde em Goiás

Um advogado foi preso em flagrante

A- A+

O secretário de Saúde de Niquelândia (GO), Heider Braz de Lima, foi afastado de suas funções após ser apontado como suspeito em um esquema de desvio de recursos públicos da área da saúde municipal.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Sanitas, conduzida pela Polícia Civil do Estado de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap).

Durante a operação, realizada nesta quarta-feira (30), um advogado foi preso em flagrante, e 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Niquelândia, Goiânia, Uruaçu e Anápolis.

As autoridades apreenderam R$ 27 mil em dinheiro e duas armas de fogo nos locais alvo da operação. Além de Heider Braz de Lima, outros investigados incluem empresários, contadores, servidores públicos, uma médica e a ex-gestora da pasta, todos suspeitos de participação no esquema de desvio de recursos.

Conforme apurações iniciais, o grupo é acusado de crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, violação de sigilo profissional e associação criminosa.

A operação teve início com a apreensão de equipamentos eletrônicos da ex-gestora, que, segundo a Polícia Civil, revelaram a participação de outros envolvidos. "Com o cumprimento dos mandados e outras diligências, a Polícia Judiciária visa materializar a prática dos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, violação de sigilo profissional e associação criminosa", informou a Polícia Civil em nota oficial sobre a operação.