Wagner Pereira Conaleri, 31 anos, fugiu na manhã de hoje, por volta das 11h20, do PTran (Presídio de Trânsito) de Campo Grande, mas foi recapturado no início da tarde no Jardim Panorama, bairro próximo ao presídio, e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do bairro Piratininga.
Conforme informações do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), para fugir, o detento pulou uma cerca com concertina, durante o banho de sol e se utilizou da chamada ‘Tereza’ (lençóis amarrados um ao outro) e acabou fugindo por um muro lateral do presídio. A fuga não foi visualizada, nem mesmo por um policial militar que fica em uma das torres.
De acordo com presidente do Sinsap, André Luiz Garcia Santiago, é preciso intervenção do governo. “Isso vai ser corriqueiro se não for tomada nenhuma providência”, reclama Santiago evidenciando a fragilidade do sistema penitenciário.
O PTran tem atualmente 547 internos. No pavilhão em que estava o fugitivo, Wagner que estava pela oitava vez no Presídio de Trânsito pelo crimes de roubo e furto, tem 288 detentos e somente um servidor estava tomando conta no momento da fuga.
O presidente disse ainda que medidas imediatas precisam ser tomadas e que essas medidas já foram apresentadas ao governador. "É preciso comprar de novos equipamentos. É preciso mais segurança aos servidores, que estão recebendo ameaças constantemente", revelou o presidente da categoria que teme, acontecer em breve, rebeliões nos presídios da capital.