RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024
31 de outubro de 2024
Campo Grande 25ºC

OPERAÇÃO INFILIATIO

Menino de 13 anos fraudou filiação do Lula ao PL em Fátima do Sul

Garoto foi alvo de mandado de busca e apreensão a PF

A- A+

A Operação Infiliatio, deflagrada pela Polícia Federal nesta 4ª feira (30.out.24), em Mato Grosso do Sul, constatou que um menino de 13 anos foi o responsável por fraudar o sistema de filiação partidária (FILIA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julho de 2023, e incluir indevidamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como filiado ao Partido Liberal (PL).

O garoto, morador em Fátima do Sul, a 237 quilômetros de Campo Grande, foi o alvo de mandado de busca e apreensão a PF. Segundo a PF, não houve invasão ao sistema eletrônico do TSE, mas um pedido fraudulento de filiação foi submetido utilizando dados falsos.

Conforme ja noticiado, a etapa inicial da fraude envolveu o preenchimento de um formulário online no site do PL, onde o autor inseriu informações pessoais falsas, como documentos, foto, e dados de contato.

O pedido passou por moderação interna no partido, o que levanta suspeitas sobre a participação de um funcionário, atualmente sob investigação.

A PF destacou que o garoto e demais envolvidos podem responder por falsidade ideológica, falsa identidade e invasão de dispositivo informático. Conforme nota da PF, a Resolução nº 23.596/2019 do TSE, que regulamenta a filiação partidária, "orienta sobre o envio e validação de dados de novos filiados, mas a fraude passou despercebida, levantando questões sobre falhas no controle interno do partido".