25 de novembro de 2024
Campo Grande 28ºC

INTERNACIONAL

Com Rifle, Bobby mata 6 pessoas em passeata da Independência nos EUA (vídeos)

Quase no mesmo instante, a Polícia havia desejado um "feliz e seguro 4 de julho" no Twitter

A- A+

Seis pessoas morreram e 26 estão hospitalizadas, após serem alvos de um atirador nesta segunda-feira (4.jul.22) no subúrbio de Chicago, Highland Park, Illinois (EUA). A polícia está procurando por Robert “Bobby” Crimo III, de 22 anos, e acredita-se que ele esteja dirigindo um Honda Fit prata 2010, placa IL # DM80653.

Segundo as autoridades, um suspeito estava no telhado e usou um rifle de longo alcance tipo sniper para alvejar pessoas que participavam do desfile de 4 de julho — dia de celebrar a "Independência" no país.    

O desfile foi interrompido cerca de 10 minutos depois de começar às 10h (hora local), quando começou o ruído que soava como tiros.

O superintendente da polícia de Chicago David O. Brown publicou o seguinte twitte: "Nossos corações estão com o povo de Highland Park e todos os afetados pelos trágicos eventos de hoje. O #ChicagoPolice Department está ao lado da cidade de Highland Park durante este período devastador".

Quatro horas antes a conta oficial da Polícia de Chicago no Twitter havia piblicado: "Em nome do @Chicago_Police Department, desejamos a todos um feliz e seguro #4thOfJuly". Um post em resposta disse Em resposta a @Chicago_Police

"Not happening here on the north shore. Please, speak out about more gun control!" — (Port: não está acontecendo aqui no litoral Norte. Por favor, fale sobre mais controle de armas!", disse a conta @amack

"Well this is really poor fucking timing" — (Port: Bem, isso é realmente um maldito momento) respondeu outra internauta. 

"Acabaram de matar 5 pessoas em Highland Park. Não, bem, que felicidade e segurança", comentou outra usuária do twitter. 

VÍDEOS

SUSPEITO 

As autoridades continuam a caçar o atirador na tarde de segunda-feira e “o suspeito ainda não foi preso até agora”, disse Christopher Covelli, do escritório do xerife do condado de Lake e da força-tarefa de crimes graves do condado de Lake, em entrevista coletiva horas após o tiroteio.

Covelli disse que drones e cães estão sendo usados em um esforço para rastrear o suspeito e que o histórico de propriedade do rifle está sendo examinado pelo Departamento Federal de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.

Por meio de parcerias de aplicação da lei e informações e indicações da comunidade, foi identificado como Robert (Bobby) E. Crimo III. Ele tem vinte e dois anos. Acredita-se que ele esteja dirigindo um 2010 Silver Honda Fit, IL Lic. Placa DM 80653. Da fotografia incluída na capa. A íntegra.

VÍTIMA 

Em uma coletiva de imprensa no final da tarde, o Hospital NorthShore disse que recebeu 26 pacientes no total, incluindo quatro a cinco crianças, e 25 tinham ferimentos a bala. Dezenove vítimas foram atendidas e liberadas e a faixa etária total foi de oito a 85 anos.

PRESIDENTE 

O presidente Biden emitiu a seguinte declaração.

“Jill e eu estamos chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe sofrimento a uma comunidade americana neste Dia da Independência. Como sempre, estamos gratos pelos socorristas e pela aplicação da lei no local. Falei com o governador Pritzker e o prefeito Rotering e ofereci todo o apoio do governo federal às suas comunidades. Também chamei a polícia federal para ajudar na busca urgente pelo atirador, que continua foragido no momento. Os membros da comunidade devem seguir as orientações da liderança no local, e eu acompanharei de perto enquanto aprendemos mais sobre aqueles cujas vidas foram perdidas e oramos por aqueles que estão no hospital com ferimentos graves.

Recentemente, assinei a primeira grande legislação bipartidária de reforma de armas em quase trinta anos de lei, que inclui ações que salvarão vidas. Mas há muito mais trabalho a fazer e não vou desistir de lutar contra a epidemia de violência armada."