15 de janeiro de 2025
Campo Grande 24ºC

INQUÉRITO

Banco e INSS entram na mira do MPF por descontos indevidos na conta de beneficiários em MS

O inquérito foi instaurado pelo Procurador da República Marcelo José da Silva

A- A+

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis violações aos direitos dos consumidores nas cidades de Corumbá e Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande, envolvendo o Banco C6 Consignados S.A. 

A investigação tem como foco os descontos indevidos realizados em benefícios previdenciários decorrentes de empréstimos que não foram contratados pelos beneficiários. A possível responsabilidade da autarquia previdenciária, no caso o INSS, também está sendo apurada.

O inquérito foi instaurado pelo Procurador da República Marcelo José da Silva, após a conversão de um procedimento preparatório anterior. O objetivo do MPF é coletar elementos que possam esclarecer as circunstâncias e responsabilidades envolvidas nos supostos descontos indevidos.

Conforme edital divulgado em Diário Oficial, o procedimento tem como base a necessidade de proteger os direitos dos consumidores e garantir a probidade administrativa, conforme os princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. O MPF aguarda agora a resposta do INSS sobre o caso, para dar prosseguimento às investigações.