07 de setembro de 2024
Campo Grande 30ºC

MINISTROS DE LULA

Quem é Carlos Fávaro

A- A+

O produtor rural e senador Carlos Henrique Baqueta Fávaro, ou apenas Carlos Fávaro (PSD-MT), de 53 anos, será ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA) do governo Lula (PT). O anúncio foi feito na 5ª.feira (29.dez.22). 

Ele nasceu em 19 de outubro de 1969 no município Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dele eram pequenos produtores que venderam suas terras e foram tentar a vida em um assentamento agrário do Mato Grosso, com ele ainda pequeno. Apesar das dificuldades, a família prosperou na agropecuária. 

Fávaro começou a ter uma atuação política ao ocupar cargos na Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja-MT), em plena crise do setor em 2006. Foi quando conheceu o então presidente Lula, que pôs em prática um plano bilionário de renegociação de dívida dos produtores rurais.

Como produtor rural, chegou à cabeça da diretoria da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verve (Cooperbio).

No período de 2012 a 2014, foi presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT). No mesmo 2014, filiado ao Partido Progressista (PP), Fávaro foi eleito vice-governador do estado do Mato Grosso (MT). Dois anos mais tarde, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo no qual permaneceu até 2017.

Ele foi um dos fundadores da Frende Parlamentar da Agropecuária (FPA) e é aliado de Blairo Maggi, que foi ministro da Agricultura de Michel Temer de 2016 a 2018.

Disputou em 2018 uma vaga no Senado pelo Mato Grosso, mas acabou derrotado por Selma Arruda e Jayme Campos (União Brasil), ficando na terceira posição.

Em 2019 Selma Arruda e seus suplentes tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uso de caixa dois nas eleições de 2018, assim, Fávaro então tomou posse como senador interino até a eleição suplementar convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em 2020, na qual se elegeu. O mandato de Fávaro no Senado vai até 2027.

Foi um dos articuladores da campanha de Lula no Mato Grosso, onde tem bastante influência dada a sua experiência com o agronegócio. 

Atualmente Fávaro cursa Tecnologia em Gestão Pública no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).