ENSAIO SOBRE A LUA
Espetáculo teatral que homenageia amantes do teatro estreia 18 julho na Capital
Espetáculo terá início às 20h na sede do Circo do Mato
Um dos mestres do teatro, dança, iluminação e interpretação de Mato Grosso do Sul, Jair Damasceno, estreia seu mais novo espetáculo teatral, ‘Ensaio Sobre a Lua’, no dia 18 de julho, às 20 horas, na sede do Circo do Mato, em Campo Grande.
Ele é um dos percussores das artes em MS, Jair traz nesse novo trabalho, uma encenação ríspida advinda do improviso. Em cena a lua é a inspiração de protagonismo. Além de texto próprios, são utilizados escritos de Fernando Pessoa, Plínio Marcos, Nélson Rodrigues, Matei Visniec e Thomas Bernhard, grandes teatrólogos que marcaram suas gerações.
‘Ensaio Sobre a Lua’
(Jair durante ensaio dirige o ator Yan Gabriel).
Um grupo de teatro, ‘Metateatro’, envoltos na metáfora de que os personagens são os próprios atores Nathalia Andrade, Yan Gabriel, Jair Damasceno e Ewerton Goulart na execução do saxofone e hang drum (esse útimo é um instrumento musical idiofônico, que são aqueles cujo som é provocado pela sua vibração), pode conhecer mais vendo o instrumento na estréia do espetáculo dirigido por Jair.
Segundo o criador, o público experimentará de uma viajem por aspectos, lúdicos, emocionais e sensoriais da criação teatral, perceber o trabalho dos corpos em cena e ao mesmo tempo desmistificar os mistérios e segredos que cercam o Teatro como Arte.
O idealizador conta que o intuito é prestar uma homenagem aos amantes do teatro. “É um espetáculo simples e um de seus objetivos é homenagear o público amante do Teatro, que nem sempre percebe, mas sempre se mostra curioso para conhecer o fazer teatral, como agem os atores, como a improvisação dá lugar à criação do processo de encenação, como um texto dramatúrgico se transforma em dramaticidade e expressão”, detalhou.
A marcante iluminação por lanternas de LED, também se fará usada nesse trabalho. “É utilizado apenas lanternas e artefatos de LED, operados por contrarregras e os próprios atores, sem nenhuma ligação à rede elétrica do teatro, causando o efeito conhecido em 6 espetáculos montados pelo Núcleo Artístico Jair Damasceno”, ressalta, lembrando que Lana Figueiró, Léo Reinaltt e Yuri Tavares, estarão operando lanternas fora da cena.
Tocado ao vivo e sob puro improviso, Ewerton Goulart executará músicas em um saxofone. “Estava guardado na casa dele, um instrumento que sempre quis em cena, falei com ele e ele topou”, lembrou animadíssimo Jair Damasceno. O espetáculo conta com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A criação de Jair foi contemplada pelo edital FOMTEATRO/2018 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
SERVIÇO
Valor?
A entrada é gratuita.
Quem pode?
A idade mínima para assistir é de 15 anos.
Local?
Rua Tonico de Carvalho, 263, bairro Amambaí em Campo Grande.