GM anuncia primeira mulher à frente de uma grande montadora
Foto: Divulgação/GM Corp
A montadora General Motors, sediada nos Estados Unidos, anunciou, nesta terça-feira (10), Mary Barra, 51, como a nova presidente-executiva da companhia. Barra substituirá Dan Akerson a partir de janeiro.
Akerson se retira da companhia depois que sua mulher descobriu um câncer em estágio avançado.
Segundo a CNN, é a primeira mulher à frente de uma grande montadora americana.
Barra, que era vice-presidente de desenvolvimento global de produtos, tem 33 anos de experiência no setor. Mark Reuss, 50, a substituirá na função.
[caption id="attachment_7747" align="alignnone" width="635"]Foto: Divulgação/GM Corp[/caption]
Barra terá de lidar com a queda de lucros da operação da empresa nas operações fora dos Estados Unidos.
No último dia 5, a montadora anunciou que vai desistir da marca Chevrolet na Europa até o final de 2015 para concentrar recursos no desenvolvimento da Opel e Vauxhall. Também há a expectativa da empresa reduzir sua produção na Austrália e Coreia do Sul.
Em meio a um processo de recuperação judicial, o Tesouro americano adquiriu uma fatia da companhia e agora se prepara para vendê-la, o que aumenta a pressão de investidores sobre resultados da empresa.
No último trimestre, o lucro da montadora caiu, mas as operações americanas apresentaram um bom desempenho. No Brasil, as vendas de veículos chegaram ao seu auge e entram agora em uma trajetória de queda.
No acumulado de janeiro a novembro, as vendas de automóveis, comerciais leves e veículos pesados registram retração de 0,8% ante o mesmo período do ano passado.
Folhapress