Nesta quinta
OMS deve anunciar fim da epidemia de ebola
A OMS (Organização Mundial da Saúde) deve anunciar o fim da epidemia de ebola nesta quinta-feira (14), quando a Libéria será declarada livre da doença, dois anos depois da explosão do ebola África.
O anúncio será feito em Genebra, na Suíça, e ocorrerá 42 dias depois de os últimos pacientes vítimas do vírus terem exibido resultados de testes negativos. Esse período de espera corresponde ao dobro do tempo de incubação do vírus, necessário para assegurar que a doença não está mais presente.
Inicialmente, a previsão era de que o anúncio aconteceria na sexta-feira, mas a OMS não apresentou nenhuma explicação para a mudança.
"Temos esperança de que a Libéria seja declarada livre de Ebola mais uma vez pela OMS",disse Francis Karteh, chefe do programa de combate à epidemia no país. "Continuaremos cautelosos e convocando a população a tomar as medidas necessárias pra prevenir um ressurgimento."
A Libéria chegou a ser declarada livre do ebola em maio de 2014, mas dois focos localizados da epidemia foram encontrados e controlados em julho e setembro. O país, que foi o mais afetado pela doença, teve 4.800 mortes. Agora, a Libéria descartou os últimos casos suspeitos em 3 de dezembro. Ao todo, 29 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus desde o início da epidemia no fim de 2013.
A epidemia de Ebola na África Ocidental foi a mais letal desde a identificação do vírus há 40 anos, com pelo menos 11.000 vítimas.
O problema foi detectado em dezembro de 2013 no sul da Guiné e se disseminou para os países vizinhos Libéria e Serra Leoa, depois para Nigéria e Mali.