MS Notícias

Na primeira vitória democrática, Bernal e Pedra conseguem acordo com médicos

Responsabilidade e Seriedade são as novas marcas da administração de Campo Grande, em função disso, médicos do município aguardam negociação e encerram greve.

Paulo Pedra, Alcides Bernal e Valdir Shigueiro, definem acordo pela Saúde. - Arquivo Pedra e Bernal e foto de Valdir Shigueiro por Luciano Muta

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Pedra informou nesta sexta-feira (28) que houve um acordo entre a atual gestão e os profissionais do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS)  e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi oficializado, permitindo que a categoria retome os trabalhos. O acordo é temporário e uma conduta de postura acreditando na postura ética da nova administração.

Foram 18 dias de greve, encerrados nessa segunda-feira com a promessa da administração de retomar o pagamento das gratificações e retirada da justiça do processo que a gestão anterior movia contra o sindicato. O acordo foi firmado entre o secretário de Governo, Paulo Pedra, e o presidente da Sinmed, Valdir Shigueiro Siroma, com o prefeito Alcides Bernal.

Em face dos desdobramentos das investigações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) que indiciou vereadores por suposta conspiração para a cassação do prefeito Alcides Bernal, em março de 2014, e a consequente insolvência das contas públicas da Prefeitura de Campo Grande, os profissionais da Saúde entenderam que deverá haver um tempo determinado para que a Saúde Pública de Campo Grande retome aos níveis aceitáveis, entendem ainda que isso será possível somente após o reordenamento administrativo.

Essa parece ser a segunda grande conquista do renovado governo do prefeito eleito Alcides Bernal e seu secretário, Paulo Pedra, uma vez que desde o primeiro momento houve um contato com os profissionais do magistério do muncipio que deverá abrir conversações para o cumprimento da  Lei 5.411/14, assinada e não cumprida durante a gestão de Gilmar Olarte.