MS Notícias

Pé atrás

Lideranças do PROS são reticentes à tentativa de filiação de Gilmar Olarte

Olarte tem tido difucldade em encontrar quem o aceite/Foto: Wanderson Lara.

Sem partido definido desde o início do ano, o prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte tem sinalizado interesse em se filiar ao PROS (Partido Republicano da Ordem Social) em Mato Grosso do Sul, mas, de acordo com lideranças do partido no Estado, será difícil Olarte  se filiar na sigla diante do desgaste atual da sua gestão, por conta do fracasso na administração da Capital e das denúncias que  o rondam.

Segundo o presidente o PROS , Lúcio Flavio Sunakavawa, caso Olarte procure o partido, o pedido terá de ser aceito por todos os filiados. “Caso ele nos procure vamos fazer uma avaliação com os filiados, até porque existem nomes fortíssimos que pretendem vir para o partido. Temos até setembro para resolver isso”, disse.

O vice-presidente e coordenador político do PROS, Osvane Ramos disse desconhecer a tentativa de filiação de Olarte, mas, entende que a filiação do Prefeito na sigla será complicada, já que o partido passa por um momento de reestruturação e ajustes políticos. “Hoje o partido é inteiramente independente. Estamos construindo um modelo político diferenciado, com autonomia e o prefeito Olarte está vinculado a diversas forças políticas, acho difícil ele se encaixar na atual estrutura do PROS”, ressaltou o ex-deputado.

Seguindo a mesma opinião de Osvane, o ex-deputado Lauro Davi explica que o partido precisa ter cuidado ao avaliar o pedido, caso seja formalizado por Olarte, justamente por contas das denúncias acerca de seu mandato. O Prefeito é alvo de ações judiciais por improbidade administrativa e é acusado de crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “ Se for realmente confirmada toda essa situação em torno da gestão do Prefeito, não será o PROS que irá salvá-lo”, ponderou.

Pedido de socorro

Em meio à turbulência administrativa na Prefeitura, Gilmar Olarte tentou, sem sucesso, na última quinta-feira (11) uma reunião, em Brasília, com o senador Delcídio do Amaral (PT) para que o petista intercedesse como seu padrinho político junto ao PROS, o que desagradou o presidente estadual do partido. “Não foi o caminho correto que ele fez. Se ele realmente tem a pretensão de se filiar, ele deveria ter procurado os dirigentes do partido para conversar e não o senador Delcidio”, ressaltou o presidente do PROS.

Expulsão 

No início do ano, o ex-prefeito e atual presidente do Diretório Regional do PP( Partido Progressista), Alcides Bernal expulsou Gilmar Olarte do partido. Olarte entrou com ação judicial para continuar na legenda e hoje está "pendurado" no PP por força liminar. Desde então, Olarte tem sondado outros partidos,  inclusive o PROS, para fazer sua filiação acenando uma possível candidatura em 2016, mas sem sucesso.