Ao custo de R$ 120 milhões, obras do PAC Mobilidade estão prestes a sair do papel
A prefeitura de Campo Grande está anunciando uma série de obras na Capital, totalizando cerca de R$ 120 milhões. O empreendimento visa obras de: recapeamento de avenidas, reformas de terminais, construção de novos corredores de transporte coletivo e viaduto na rotatória da Avenida Interlagos com a Gury Marques.
De acordo com o Superintendente da CEF (Caixa Econômica Federal), Paulo Antunes de Siqueira, o contrato do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana foi assinado em maio do ano passado. “Esse contrato prevê várias e várias obras de mobilidade em Campo Grande, totalizando um valor de cerca de R$ 120 milhões”, disse.
As obras, porém, não tem previsão de início, pois falta a liberação dos recursos pela Caixa, o que depende da apresentação de projetos completos. Conforme o superintendente da Caixa, Paulo Antunes, embora os recursos já tenham sido autorizados pelo governo federal, o dinheiro não foi liberado porque a prefeitura da Capital ainda não concluiu todo o projeto, o que é fundamental para autorização das obras.
“Os projetos são enviados à CEF, e se há necessidade de ajustes, volta para a prefeitura. Quando eles forem aprovados, será dada a autorização para iniciar as obras. A obra será executada em etapas, quando concluída uma, a CEF vai até a obra medir e aferir, se aprovado libera os recursos sobre a obra executada”, explicou.
O financiamento da prefeitura com a Caixa já foi assinado, e a reserva de valores já foi feita, porém, o recurso será liberado em etapas de acordo com execução, mas para isso, é preciso que a prefeitura entregue o projeto final.
Obras: No cronograma da prefeitura, segundo a assessoria, consta a recuperação do asfalto da Avenida Bandeirantes, numa extensão de 3,87 quilômetros, do Terminal Bandeirantes até a Avenida Afonso Pena, orçada em R$ 12.490.488,76. O segundo lote, de 2,75 quilômetros, com custo estimado em R$ 5.405.000,00, compreende o trecho da rua Brilhante entre a Guia Lopes e o Terminal Bandeirantes. Outra etapa é a da avenida Marechal Deodoro, 4,92 quilômetros, do Terminal Aero Rancho até o Terminal Bandeirantes, que deve custar R$ 8.225.000,00.
O projeto também abrange a criação de três corredores do transporte coletivo (Sudoeste, Sul e Norte) numa extensão de 61,1 km, cobrindo uma malha de integração dos terminais Morenão, Bandeirantes, Aero Rancho, General Osório e Nova Bahia. Todo este trajeto será recapeado, incluindo avenidas como Assaf Trad, Gury Marques.
Além disso serão construídos quatro novos terminais (Parati, São Francisco, Cafezais e Tiradentes), vai ser ampliado o Terminal Morenão. O projeto prevê, ainda, a instalação de 500 abrigos em pontos de ônibus, ao custo de R$ 3,2 milhões, em toda a cidade. Está prevista a construção de um viaduto na rotatória da avenida Interlagos com a Gury Marques, orçado em R$ 27,8 milhões.