MS Notícias

Criadores de RO denunciam manobra de JBS

Mais uma denúncia contra grupo JBS Friboi vem à tona, dessa vez em Rondônia

Divulgação

Pecuaristas de Ji-Paraná (RO), em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa daquele estado, Maurão de Carvalho (PP), denunciaram o monopólio do grupo JBS. Praticas como a compra de plantas de frigoríficos que depois são fechadas, prática de uma política de preços incompatível com o mercado, pressão sobre os frigoríficos menores e outras ações foram levadas ao presidente e ao deputado Laerte Gomes (PEN).

O encontro teve como objetivo repassar informações sobre os problemas que os criadores têm enfrentado, contra o que eles chamam de “monopólio do JBS”. A reunião foi realizada na sede da Associação Rural de Rondônia, com a presença do presidente, Sérgio Suganoma, e do secretário Sérgio Ferreira.

De acordo com Maurão, o mercado da carne gera milhares de empregos e renda. É uma das mais importantes fatias da economia, e não pode ficar no controle de um grupo, para definir o preço que quiser e impor suas regras a quem trabalha e produz.

Assim como em Ji-Paraná, em Campo Grande, mais um frigorífico fechará as portas. Através de informações obtidas pelo MS Notícias, o frigorífico Beef Nobre encerra as atividades no dia 14 de abril, devido a arrendamento realizado pela JBS. O objetivo do grupo é manter o frigorífico fechado, diminuindo a concorrência no Estado.

Hoje o grupo seria responsável por 45% dos abates de bovinos em Rondônia e por 25% da carne exportada, de acordo com o Extra Rondônia.  Em  Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com o domínio da JBS, o preço da arroba está, em média, R$ 5,00 mais baixo do que em Rondônia.