1 de abril? Olarte vai treinar clínicos gerais para atuar como pediatras nas unidades de emergência
Depois de anunciar corte de plantões, redução de carga horárias dos funcionários que atuam nas unidades de saúde de Campo Grande, o prefeito Gilmar Olarte resolver treinar clínicos gerais para que eles possam atuar como pediatras nas unidades de atendimentos emergencial como UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Conselhos Regional de Saúde).
O anúncio, feito hoje durante entrega de novos equipamentos de saúde para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na UPA Universitário causou estranheza até mesmo no secretário adjunto municipal de saúde Gilmar Trevisan, que, ao ser questionado pela imprensa sobre a decisão, disse desconhecer o projeto e que iria conversar com prefeito sobre o caso. "Vamos treinar clínicos gerais para atender as crianças e resolver problema da falta de pediatras", disse Olarte.
Atualmente, Campo Grande tem enfrentado diversos problemas na área da saúde. Nesta manhã, por exemplo, a equipe do MS Notícias percorre todas as unidades de atendimento emergencial da Capital e constatou que apenas nas UPA Cel Antonino e no Cempe (Centro Municipal Pediátrico) há pediatras para atender a população.
As UPAs, Universitário, Vila Almeida assim como as unidades de atendimento de urgência das Moreninhas não contam nesta manhã com pediatras. O Cempe, que possui orçamento mensal de R$ 12 milhões, conta, conforme informações dos funcionários do local, apenas com cinco médicos pediatras por período, ou seja, cinco de manhã, cinco à tarde e cinco à noite.