MS Notícias

Dia 11 de março

Embrapa Gado de Corte lançará BRS Tamani na Dinapec 2015

Panicum maximum híbrida BRS Tamani - Divulgação

Começa na próxima terça-feira a Dinapec 2015, feira tecnológica, que acontece todos os anos e tem como objetivo divulgar aos produtores rurais e técnicos que atuam no agronegócio as principais tecnologias geradas pela Embrapa. O evento acontece entre os dias 11 a 13 de março, na vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande. Ao todo, 14 unidade da Embrapa estarão presentes.

A edição deste ano traz novidades. Além dos minicursos, tradicionalmente oferecidos aos inscritos na Dinapec, este haverá também oficinas ministradas pelos instrutores do Senar/MS. Os visitantes da feira poderão visitar clínicas tecnológicas e participar de roteiros tecnológicos abordando os seguintes temas: leite, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), recuperação de pastagens degradadas, sistemas agroflorestais (SAFs), Sistema de Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica de Nitrogênio (FNB), melhoramento genético animal, sanidade e nutrição animal.

A Dinapec é uma oportunidade para troca de experiências no campo e conhecimento de novas tecnologias que podem contribuir para melhorar a produção. Este ano, a Embrapa Gado de Corte, que promove feira, apresentará a cultivar de Panicum maximum híbrida BRS Tamani e o mangueiro digital. 

BRS Tamani

A BRS Tamani é uma nova cultivar de pastagem e tem porte baixo, com muitas folhas e perfilhos, que proporcionam boa cobertura de solo e alto valor nutritivo. O desempenho da BRS Tamani demonstra elevada capacidade produtiva, com a vantagem de oferecer forragem de melhor valor nutritivo, apresentando 9% mais proteína bruta quando comparada à cultivar Tanzânia. A cultivar é resultado de cruzamento feito na Embrapa Gado de Corte em 1992, e deve chegar ao mercado em agosto. A Tamani é resultado de uma parceria entre a Unipasto, com as Unidades Embrapa Acre, Embrapa Cerrados, Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Rondônia sob supervisão da Embrapa Gado de Corte.

Mangueiro digital

O mangueiro digital foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Tamasul e funciona como um mangueiro antiestresse para bovinos seguindo a orientação do Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovino de Corte, da Embrapa. No mangueiro digital, serão geradas informações sobre os bovinos a partir de ferramentas eletrônicas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Corte e parceiros.

Alguns exemplos são a balança de passagem e o e-apart, uma estrutura composta de eletrônica, mecânica e software responsável pelo aparte automático de animais, por meio de filtros inteligentes desenvolvidos por softwares associados ao uso do chip eletrônico, que identifica os animais por rádio frequência, de modo rápido e seguro para o manejo. 

Mais informações pelo telefone: (67) 33682000 ou pelo site http://old.cnpgc.embrapa.br/mkt/dinapec-2015/#!/