Fórmula Truck traz mudanças nas regras da competição
As novas instruções já valem para a prova que acontece nesse domingo
A 20ª edição da Fórmula Truck, que acontece nesse domingo no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru, Pernambuco, traz grandes mudanças nas regras da competição. A principal delas está na valorização da primeira parte da prova.
Agora, o ganhador dos primeiros 28 minutos receberá os mesmos 25 pontos do vencedor da segunda metade das dez corridas, realizadas em autódromos diferentes no Brasil. Assim, em vez de dez serão 20 corridas no ano.
Com a segunda metade valendo os mesmos pontos da primeira, o tempo será zerado pela cronometragem para o início da segunda prova do domingo. Além de estar mantido o ponto extra, dado ao pole position, a partir de agora os pilotos que fizerem a melhor volta na primeira e na segunda corridas, também ganham um ponto.
Outra mudança é na pontuação, que passa a premiar os 20 primeiros colocados. O vencedor de cada uma das corridas receberá 25 pontos, o segundo 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, a pontuação vai decrescendo até a 20ª posição. Apesar das duas provas terem a mesma pontuação, o pódio será formado somente pelos cinco primeiros da segunda corrida do dia.
Também ficou definido que na sexta-feira os pilotos terão direito a três treinos de 45 minutos cada um. No sábado haverá um treinamento de 30 minutos que servirá para definir os dois grupos (A e B) do classificatório, que terá três sessões. A primeira, de 15 minutos, forma o Grupo A com os caminhões das posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º, 9º, 11º, 13º e daí em diante) do treino anterior. O Grupo B, com os mesmos 15 minutos de duração, reunirá os pilotos que terminarem nas posições pares (2º, 4º, 6º, 8º, 10º, 12º, 14º e daí em diante).
Os cinco mais velozes de cada grupo (A e B) estarão classificados para o Top Qualifying. Depois de 10 minutos, com todos juntos na pista, será definido o pole position da etapa. Os pilotos que não ficarem entre os cinco primeiros em cada série terão a ordem de largada definida pelo melhor tempo obtidos nas duas primeiras sessões do treino.
A partir de agora é proibido descartar ausências nas provas, ou aquelas com desclassificação ou exclusão. Também está vetado descartar a décima e última corrida da temporada. Além disso, ficou definido que para a prova entrar na relação das válidas para descarte, o piloto será obrigado a passar, pelo menos uma vez, pela linha de chegada.
Mas as alterações não se restringiram somente à pontuação dos pilotos. Entre as marcas (Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo) em vez dos três melhores, como ocorria até 2014, agora serão somente os dois mais bem colocados no final das duas provas, somados os pontos da pole e da melhor volta na primeira e na segunda corridas.