De água com sal a inclusão de nome no SPC por fatura paga, Águas Guariroba é campeã de reclamações
Clientes se queixam de qualdiade da água, de corte indevido do fornecimento e precariedade do atendimento da empresa
Desde sal na água à inclusão de nome no SPC (Serviço de Proteção de Crédito) por cobrança indevida, os campo-grandenses possuem uma lista de reclamações contra a empresa Águas Guariroba, concessionária de água na Capital.
Uma das principais queixas é em relação a cobranças. Casos de faturas em que foram cobrados juros por atraso sendo que a cobrança foi entregue dias após vencimento, e mesmo assim os clientes não puderam ser isentados do juros.
Em outras situações, consumidores tiveram nome incluso no SPC por fatura paga, e, embora tenham comprovado pagamento junto à empresa, a Águas levou ainda quase um mês para informar o sistema e o cliente não foi ressarcido dos prejuízos.
Outra reclamação comum é sobre cobrança por suposta violação de hidrômetro. Um cliente registrou no site sua revolta com a postura da empresa, que os acusou da violação e depois de provar que não havia irregularidade, não houve sequer pedido de desculpa.
Além disso, há casos em que famílias tiveram sua água cortada mesmo com faturas pagas, um dos clientes que tem fatura debitada automaticamente de conta bancária reclama de ter tido fornecimento suspenso. Em outra situação, a Águas cobrou taxa de esgoto de residências onde não há rede coletora de esgoto ainda, e os moradores usam fossa.
Água com sal e areia
No entanto, uma das reclamações que mais chama atenção é no que se refere à qualidade da água. Clientes registraram no site ReclameAqui, sua indignação ao sentir sal e sujeira como areia na água.
Tão ruim quanto sujeira na água, é a sujeira deixada nas ruas da Capital depois de intervenções da Águas Guariroba. Segundo usuária do serviço, que mora na rua Brilhante, em janeiro deste ano, técnicos da empresa foram ao local para um conserto e deixaram um buraco na rua, que depois de dias aberto e sob chuvas causou prejuízos aos moradores do bairro.
Pior que isso, só mesmo corte de água. E quem pensa que isso é privilégios dos paulistanos se engana. Em Campo Grande, um cliente registrou em setembro de 2014 que durante quase um mês, todos os dias das 17h às 20h o fornecimento de água da sua casa era suspenso. Há, também, diversas queixas de cortes de água sem aviso.
Na maioria dos casos, além de ter do problema em si, os clientes reclamam do atendimento da empresa. Segundo depoimentos, falhas no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Águas Guariroba são constantes. Outra queixa sobre cumprimento de prazos. Muitos clientes alegam que a Águas não executa os reparos dentro do prazo estabelecido durante atendimento.