Projeto pretende conscientizar a população sobre a gestão de resíduos sólidos
O Projeto “Ações Educativas para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos”, realizado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), pretende conscientizar e aproximar a população quanto às questões voltadas ao meio ambiente que influenciam a preservação da natureza e a saúde humana.
No início dessa semana, os agentes socioambientais concluíram a fase de capacitação e receberam os materiais de trabalho como panfletos e cartilhas. Também aprenderam dinâmicas e atividades que poderão ser desenvolvidas durante as ações de conscientização. Durante as atividades, os agentes socioambientais abordarão temas ligados diretamente à saúde da população e correlacionados à educação ambiental como: Política Nacional dos Resíduos Sólidos e campanha de conscientização para prevenção da dengue.
O projeto ainda contempla atividades voltadas à capacitação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, reaproveitamento e reutilização dos resíduos sólidos recicláveis, geração de emprego e renda, divulgação e aplicação da coleta seletiva, minimização na geração de resíduos sólidos e rejeitos e o desenvolvimento de campanhas voltadas à educação ambiental.
O trabalho de conscientização será desenvolvido por meio de visitas em escolas, centros de educação infantil, associações, centros comunitários, comércio em geral, empresas públicas e privadas, abrangendo assim o maior número possível de pessoas. Após a conscientização, esse cidadão será parte fundamental na disseminação de informações e mudança de comportamento, fazendo com que Campo Grande se torne cada vez mais uma cidade que preserva e respeita o meio ambiente, os recursos naturais e a correta destinação dos resíduos.
Diana Christie com assessoria