Cirurgias no Hospital Universitário podem ser canceladas
Sem condições de pagar os preços cobrados pela empresa, o HU havia anunciado a suspensão das cirurgias.
[caption id="attachment_4784" align="alignnone" width="341"] Sem condições de pagar os preços cobrados pela empresa, o HU havia anunciado a suspensão das cirurgias.[/caption]
As cirurgias no HU (Hospital Universitário) vão permanecer normalmente até amanhã. De acordo com a assessoria do hospital, a Servan Anestesiologia ainda vai prestar serviços pelo menos até nesta terça-feira. O hospital teria que suspender as cirurgias à partir de hoje. O motivo é a rescisão do contrato com a empresa que presta serviço para o hospital.
O MPF (Ministério Público Federal) apresentou na última quarta-feira, uma Ação Civil Pública, para acabar com cartel da empresa e evitar colapso no sistema de saúde do Estado, pedindo à Justiça para obrigar a Servan a manter o serviço em troca do pagamento com base na tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), apesar de a empresa insistir em praticar outros valores.
Sem condições de pagar os preços cobrados pela empresa, o HU havia anunciado a suspensão das cirurgias que são em média de 300 a 350 por mês. A medida ameaça o atendimento, porque os demais hospitais já trabalham acima da capacidade.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda não se posicionou a respeito da situação. Dizendo que está ciente do fato, mas vai esperar o vencimento do contrato para tomar uma atitude.
Anna Gomes