Espetáculo infantil "Cadê?" estreia hoje no Centro Cultural José Octávio Guizzo
Quando a tristeza começa a dominar a vida, os palhaços Xico e Zureta buscam formas de reverter a situação. Para isso recorrem ao universo das brincadeiras infantis, explorando a palhaçaria, pantomimas e gags clássicas de palhaços.
“Cadê?!” é um res
A Associação Cultural Aplausos, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta hoje às 20h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a peça “Cadê?!”. O espetáculo tem classificação livre e duração aproximada de 90 minutos. O ingresso é um brinquedo novo que será revertido para o projeto Natal Solidário.
Quando a tristeza começa a dominar a vida, os palhaços Xico e Zureta buscam formas de reverter a situação. Para isso recorrem ao universo das brincadeiras infantis, explorando a palhaçaria, pantomimas e gags clássicas de palhaços.
“Cadê?!” é um resgate poético da canção adormecida em cada um de nós: as crianças voltam a brincar e os adultos a serem crianças. A peça tem dramaturgia e direção de Thathy D. Meo, iluminação de Bruno Mouse e Douglas Moreira, Glaucia Pires e Thathy D. Meo no elenco.
A Associação Cultural Aplausos atua há mais de uma década com montagens de espetáculos e produções de textos com base em pesquisas, experimentações e prática das linguagens cênicas. O repertório é composto por teatro empresarial, educativo, entretenimento e artístico, sendo que cada apresentação é resultante da investigação de novas possibilidades de composição do fazer teatral.
Em 2011 o grupo iniciou sua pesquisa com arte da palhaçaria. O primeiro trabalho foi a montagem de “Cadê?!” para participação na 3º Mostra de Palhaços do Pantanal. As apresentações continuaram em eventos diversos, como a 6º Aldeia Sesc Terena de Artes, Sarau dos Amigos e Feira de Ciência e Tecnologia da UFMS, sempre com o objetivo de explorar as possibilidades criativas e a qualidade técnica e estética.
Após um ano de pesquisas e apresentações o número se transformou em espetáculo. A estréia ocorreu no dia 26 de julho de 2012 no projeto Teatro na Orla, da Fundac. A partir dele o grupo foi selecionado pelos editais Projeto Sesc Nas Escolas, Sesc Literatura, 3º Mostra Regional de Teatro Dourados, Festival Boca de Cena e Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro, da Fundação de Cultura do Estado, que levou a peça até Costa Rica, Cassilândia, Corguinho e Pedro Gomes.
Já o projeto Natal Solidário é realizado pelo Instituto de Apoio e Proteção à Pesquisa, Educação e Cultura (Iappec) e foi implantado em 2004 com objetivo de atender as crianças e as famílias. Além da chegada tão esperada do Papai Noel e a distribuição dos brinquedos, são realizadas oficinas para os pais. Em 2004 foram atendidas 30 famílias e 85 crianças. Para 2014 já estão cadastradas 400 crianças. O evento será realizado no dia 14 de dezembro.
Serviço
O ingresso é um brinquedo novo que poderá ser entregue a partir das 19 horas no dia da apresentação. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.
Jefferson Benicio