Governo do Estado entrega prédio da Cces/MS
Foto: Comunicação Ascom
Na manhã desta terça-feira será entregue pelo Governo do Estado a reforma e ampliação do prédio estadual onde funciona a Cces/MS (Central de Comercialização de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul).
O Governo do Estado realizou a reforma e ampliação com as readequações do espaço físico da central, garantindo a acessibilidade e possibilitando a inclusão de novos empreendimentos econômicos solidários no Estado.
[caption id="attachment_2413" align="alignleft" width="640"]Foto: Comunicação Ascom[/caption]
A Central de Comercialização de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul nasceu de uma valiosa parceria entre os Empreendedores Econômicos Solidários, Fórum Estadual de Economia Solidária (FEES/MS) e o Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab).
A loja da CCES/MS, quando iniciou suas atividades, em 2006, contava com 26 empreendimentos econômicos produtivos. Atualmente, conta com 75 empreendimentos em 39 municípios do Estado, com aproximadamente 2.800 empreendedores envolvidos.Através da central é proporcionado um espaço para a comercialização dos produtos e serviços da economia solidária do Estado, se tornando um centro de referência. Além disso, a Central divulga e realiza ações para sensibilização do comércio justo e do consumo ético
A riqueza da diversidade dos segmentos sociais é ressaltada na formação dos seguintes grupos: quilombolas que atuam na produção de rapaduras, melados e queijos; indígenas (das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani/Kaiowá) que produzem cerâmica, artesanato, biojoias, cestarias; e os assentados que trabalham na produção de queijos, manteiga, doces, extrativismo, hortaliças e na agricultura familiar. A central oferece diferentes serviços por meio das unidades produtivas de costura, de salão de beleza, de assistência técnica em informática, e também de massoterapia, realizada por um grupo de pessoas com deficiência visual, atualmente muito procurada. Nesta reforma, foram utilizados recursos do Estado de Mato Grosso do Sul no valor de R$214.000,75. (Tayná Biazus)