Corinthians supera o Bahia de Feira por 2 a 0 e avança na Copa do Brasil
A eliminação prematura do Paulistão não será esquecida, mas o Corinthians ao menos já pode pensar no Brasileirão - a estreia será dia 20 de abril contra o Atlético-MG. Tudo isso porque, aos 44 minutos do segundo tempo, depois de brigar e não desistir do gol, veio o 2 a 0 que eliminou o jogo da volta diante do Bahia de Feira na Copa do Brasil. Luciano, a estrela que não bobeia na frente do goleiro, fez os dois gols da noite.
Era o resultado que Mano Menezes quis e buscou. Não haverá partida no dia 16 de abril. O jogo do próximo domingo, contra o Atlético Sorocaba, pelo Paulistão, não vale mais nada. Por isso, é a hora de o treinador pensar na competição maior, que é o Brasileiro.
Na próxima fase da Copa do Brasil, o Corinthians aguarda o vencedor do confronto entre São Luís (RS) e Nacional (AM) - o primeiro jogo foi 2 a 2.
Se é para vislumbrar algo melhor, a opção por dois meias que Mano usou é a mais correta. Tornou o Corinthians mais criativo. Jadson teve liberdade para correr o campo, cair da esquerda para direita e construir jogadas com Fagner. A Renato Augusto, que atuou centralizado, só faltou mais imposição, mais presença próximo à área.
Apesar disso, esta formação permitiu que Romarinho e Luciano, dois atacantes rápidos e habilidosos, não precisassem voltar a todo instante para buscar a bola. Assim, eles estão sempre posicionados, à espera do passe, e não de costas para o gol, quando são facilmente vencidos pela marcação.
O jogo só não foi mais fácil para o Corinthians por causa do péssimo estado do gramado do Joia da Princesa. Por isso, Jadson se viu obrigado a tocar de primeira, o que nem sempre funciona. E não foi por acaso que o gol de Luciano nasceu de uma especialidade do zagueiro Cléber, o bicão.
Lá de trás, ele isolou e a bola quicou no meio de campo. Esperto, Romarinho tocou rápido e matou os jogadores do Bahia de Feira. Luciano não perdeu a chance e tocou com tranquilidade, por debaixo do goleiro: 1 a 0, aos 31 do primeiro tempo.
Antes do gol, o Corinthians só havia levado um susto, num chute de fora da área de Jackson. Depois disso, mais nada. No segundo tempo, o Corinthians se manteve no campo do rival, embora o Bahia, com mais um atacante, tenha se lançado um pouco à frente. Luciano recebeu um ótimo passe de Jadson, tocou por cima do goleiro e por pouco não saiu o segundo antes dos dez minutos.
E jogo passou por Luciano, pelas beiradas ou pelo meio da área. Cléber chegou a balançar a rede, mas estava impedido. O tempo passou e parecia que o gol não sairia. O Corinthians eliminou o jogo da volta com as entradas de Danilo, Uendel e Malcom, garoto de 17 anos que fez sua estreia. E, claro, graças a Luciano.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA DE FEIRA 0 x 2 CORINTHIANS
BAHIA DE FEIRA - Maykon; Orlan, Bruno, Ramon e Kazumba; Copetti, Anderson, Jó e Bruninho (Robert); Carlinhos (Jeferson) e Jacson (Pablo). Técnico: Quintino Barbosa.
CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Cléber, Fábio Santos (Uendel); Ralf, Guilherme, Renato Augusto (Danilo), Jadson (Malcom); Romarinho, Luciano.Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Luciano, aos 31 minutos do primeiro tempo. Luciano, aos 44 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Copetti, Guilherme, Bruninho, Bruno.
ÁRBITRO - Grazianni Maciel Rocha (RJ).
RENDA - R$ 175.660,00.
PÚBLICO - 3.653 pagantes.
LOCAL - Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA).
Agência Estado