"Inventar com a Diferença" é realizado amanhã na Antiga Rodoviária
Foto: Divilgação
[caption id="attachment_16671" align="aligncenter" width="610"] Equipe Inventar com a Diferença Foto: Assessoria[/caption]
O projeto “Inventar com a Diferença”, promovido pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, será realizado em Campo Grande amanhã, sábado, a partir das 8h no prédio Heitor Laburu, da antiga Rodoviária.
Haverá a realização de apresentações do projeto e de filmes temáticos documentários e palestra com as convidadas Lidiane Lima e Carin Louro. O objetivo é aproximar crianças e adolescentes do universo temático que cerca o cinema e os direitos humanos e propõe o estimulo do pensamento, inventividade e ações.
[caption id="attachment_16673" align="alignright" width="189"] Foto: Divilgação[/caption]
O Inventar com a Diferença tem como público-alvo os educadores da rede pública de ensino do Brasil e transcorre em duas diferentes etapas: na primeira, os professores inscritos e selecionados participarão de um curso de formação em audiovisual e direitos humanos com duração de 20h, realizado no mês de fevereiro; na segunda etapa, os educadores realizam oficinas semanais, com duração de 2h, em suas escolas, entre março e maio de 2014, sob a supervisão quinzenal do mediador.
O projeto é baseado numa metodologia descentralizadora, onde todos os professores e alunos atuam coletivamente na realização e desenvolvimento das atividades. Com essa proposta, fomenta um trabalho colaborativo, sem competição, atento ao outro, aberto às diferenças e às diferentes formas de sociabilidade, convivência e invenção. Fundindo os processos criativos do cinema com a educação, o projeto afirma o direito à diferença e dar a ver um desejo comum, que aponta para a possibilidade de criarmos coletivamente um mundo mais justo, diverso e democrático.
No primeiro semestre deste ano o projeto atinge até dez escolas de diversas capitais do Brasil, inclusive em Campo Grande. O Inventar com a Diferença é baseado numa metodologia descentralizadora, onde todos os professores e alunos atuam coletivamente na realização e desenvolvimento das atividades.
Tayná Biazus