Azambuja cobra atitude do Governo Federal para resolver conflitos de terras
Diana Christie
O deputado federal Reinado Azambuja (PSDB) declarou nesta manhã que tem pressionado o Governo Federal para solucionar a disputa por terra entre indígenas e produtores rurais. “É uma briga que só tem perdedores. Com essa demora, perdem os indígenas e perdem os produtores rurais, pois estão envolvidos no conflito. E perde o Estado também”, afirma.
Segundo o deputado, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, e o prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde (PSDB), estiveram em contato com ele no domingo para discutir essas questões. “Temos que continuar pressionando o Governo Federal para apresentar uma solução”, disse.
Novas Ocupações – Neste final de semana duas novas fazendas foram ocupadas na região de Japorã, a 487 quilômetros de Campo Grande. Índios da etnia Guarani – Kaiowá tomaram posse das fazendas Pedra Branca, no sábado à noite e ontem pela manhã a fazenda São José. Os indígenas reivindicam a demarcação da área de 9,460 mil hectares, que fica próxima ao Rio Iguatemi, em Japorã.