Vereador defende criação de UPA para animais domésticos
Clayton Neves
O vereador Chiquinho Telles (PSD) ressaltou na tarde de hoje a necessidade da administração das cidades em criar políticas que visem à proteção aos animais domésticos. O vereador irá reapresentar na seção de amanhã na Câmara de Vereadores, um projeto que prevê a instituição de uma lei municipal de proteção e bem estar aos animais domésticos do município de Campo Grande. Além da lei, ele irá propor a criação da UPA-VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário).
Para Chiquinho o grande índice de abandono e de doenças nos animais é devido à falta de estrutura do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Capital e dos autos preços nos tratamentos particulares. “Infelizmente o CCZ não tem capacidade física e administrativa para cuidar da população canina em Campo Grande e os tratamentos em clínicas particulares são muito caros, o fim disso, é o aumento das doenças e do abandono dos bichos”, disse.
O vereador lembra ainda da importância da administração em efetivar a proposta. “Passou da hora do poder público investir na proteção dos animais, até porque a saúde dos animais de estimação afeta diretamente a saúde humana”, relata.
De acordo com o projeto de Chiquinho Telles, a população terá à disposição um hospital devidamente equipado e com profissionais capacitados para atender os animais “Da mesma forma que a pessoa procura um posto de saúde quando está doente, assim vamos fazer no UPA-VET, quando for necessário o dono poderá levar seu cãozinho e encontrará uma clinica completa para atender sua necessidade”, explica.