MS Notícias

NOVA ANDRADINA (MS)

Prefeito e vice eleitos em MS são alvos de ação judicial por fake news

MP eleitoral pede a cassação de ambos

Dr. Leandro, à esquerda, e Arion. - Divulgação/Nova News

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral da comarca de Nova Andradina, ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e pediu a cassação dos candidatos eleitos para prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024, respectivamente Leandro Fedossi (PSDB) e seu vice, Arion Aislan (PL).

Os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de cometer irregularidades graves durante a campanha.

De acordo com o Ministério Público, a chapa utilizou "indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários".

As investigações apontam que esses meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a imparcialidade do processo eleitoral.

A denúncia integra a “Operação Fake Fire”, que apura a disseminação de fake news, violência política de gênero e outras infrações eleitorais na região. O MP pede a inelegibilidade por 8 anos dos candidatos, além de punições para os veículos de comunicação responsáveis por veicular os conteúdos.

A ação foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina e será analisada pela Justiça Eleitoral. Caso a AIJE seja aceita, a decisão pode impactar diretamente a posse dos eleitos, prevista para o início de 2025.

Segundo o Ministério Público, o uso de desinformação com fins eleitorais "não apenas fere os princípios democráticos, mas também compromete a igualdade de oportunidades entre os candidatos", violando normas da legislação eleitoral vigente.