EXTRAÇÃO
Chinês morre após retirar 23 dentes e implantar outros 12 de uma vez
Condição física do paciente havia sido avaliada antes da cirurgia
Um homem chinês morreu 13 dias após passar por um procedimento odontológico controverso, no qual foram extraídos 23 dentes e implantados 12, tudo em uma única cirurgia, conforme notícia do Portal Trends BR. O paciente, identificado como Huang, realizou o procedimento no Hospital Odontológico de Dewei, na cidade de Yongkang Jinhua, província de Zhejiang, em 14 de agosto.
De acordo com o site The Paper, Huang havia assinado um termo de consentimento autorizando a extração dos 23 dentes e a colocação imediata dos 12 implantes. Após o procedimento, ele continuou a sentir dores, e no dia 27 de agosto, faleceu em decorrência de uma parada cardíaca.
O hospital informou que o custo por dente implantado foi de aproximadamente 1.500 yuans (cerca de R$ 1.185), e afirmou que a condição física do paciente havia sido avaliada antes da cirurgia. Segundo a equipe, os dentes da frente poderiam ser extraídos e implantados no mesmo dia, mas os dentes de trás precisariam aguardar de três a quatro meses para o implante.
No entanto, o termo de consentimento assinado por Huang mostra que molares foram implantados no mesmo dia da extração, o que diverge das informações fornecidas pelo hospital. O Departamento Municipal de Saúde de Yongkang confirmou o intervalo de 13 dias entre o procedimento e a morte do paciente e informou que está investigando as causas específicas do falecimento.
Ainda conforme divulgado pelo Trends, o dentista responsável pela cirurgia, identificado como Yuan, possui cinco anos de experiência e é especializado em tratamento de canal, extração de sisos e próteses dentárias, conforme o hospital.
Especialistas ouvidos pelo The Paper alertaram para os riscos de um procedimento tão extenso, destacando que a extração de muitos dentes de uma só vez aumenta as chances de complicações, como dor intensa e infecção. Em geral, o número máximo de dentes que pode ser extraído de uma vez é cerca de 10, para evitar esses riscos.