MS Notícias

ELEIÇÃO AMERICANA

Kamala Harris larga à frente de Trump, diz Pesquisa Reuters/Ipsos

Harris está ganhando apoio significativo entre mulheres e eleitores hispânicos, com uma vantagem de 13 pontos sobre Trump

Trump e Kamala Harris, candidados à presidência dos Estados Unidos Fotomontagem Jornal da USP feita com imagens de Domínio público/Wikimedia Commons, Shaleah Craighead Domínio público/Wikimedia Commons e Lawrence Jackson Domínio público/Wikime

A candidata a presidente do Estados Unidos da América (EUA), Kamala Harris, está à frente de Donald Trump com 45% das intenções de votos, diz uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta 6ª.feira, 29 de agosto de 2024. 

O extremista de direita está 4 pontos percentuais. Trump tem 41% das intenções de votos. A pesquisa entrevistou 4.253 adultos dos EUA, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

A pesquisa, conduzida nos últimos oito dias, revelou que Harris está ganhando apoio significativo entre mulheres e eleitores hispânicos, com uma vantagem de 13 pontos sobre Trump nesses grupos.

Trump continua à frente entre eleitores brancos e homens, mas sua liderança entre aqueles sem diploma universitário caiu para 7 pontos, comparado a 14 pontos em julho.

A pesquisa também destaca que Harris tem despertado um entusiasmo crescente entre os eleitores democratas, com 73% deles mais motivados para votar após sua candidatura.

Em estados decisivos, Trump lidera por 45% a 43% sobre Harris, mas uma pesquisa da Bloomberg News/Morning Consult mostra que Harris está empatada ou à frente de Trump em cada um desses estados. 

Matt Wolking, estrategista republicano, observou que Trump deve focar sua campanha para manter o apoio dos eleitores. Desde a aceitação oficial da candidatura de Harris, ela tem visitado estados-chave como a Geórgia.

Cerca de 52% dos eleitores de Harris estão apoiando-a diretamente, em vez de simplesmente se opor a Trump, o que indica um aumento no entusiasmo em torno de sua candidatura. Enquanto isso, 64% dos eleitores de Trump se dizem mais motivados pelo apoio ao ex-presidente do que pela oposição a Harris.

A pesquisa também mostrou que Harris tem uma vantagem de 47% a 31% em questões de aborto, um tema importante após a decisão da Suprema Corte em 2022. O apoio de Robert F. Kennedy Jr., que suspendeu sua campanha recentemente, está em 6%.