MS Notícias

CORRUPÇÃO

Ação do Gaeco tem ex-secretário e empreiteiro presos por fraudes em licitações

Grupo atuava de maneira dissimulada e insidiosa para desviar recursos públicos

Ação realizada pelo Gaeco reforça combate à corrupção - Divulgação

Na manhã desta 3ª feira (13.ago.24), uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) resultou na prisão de Isaac Cardoso, ex-secretário de Obras do município de Terenos, a 28 quilômetros de Campo Grande. Ele foi alvo de um mandado de prisão preventiva no âmbito da Operação Velatus, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações no município.

A operação, coordenada pelo Ministério Público Estadual e pela 1ª Promotoria de Justiça de Terenos, teve como objetivo desmantelar um grupo criminoso que, segundo as investigações, atuava de maneira dissimulada e insidiosa para desviar recursos públicos. Os envolvidos, incluindo servidores municipais, utilizavam-se de empresas já existentes e criavam novas pessoas jurídicas sem estrutura ou capacidade financeira, com o intuito de fraudar licitações e obter vantagens ilícitas.

Além de Isaac Cardoso, o empreiteiro Hander Luiz Correa Grote também foi detido durante a operação. Ele foi alvo de um dos mandados de busca e apreensão, mas acabou preso ao ser encontrado com uma arma calibre .22 registrada em nome de outra pessoa. Hander Luiz é proprietário da empresa HG Empreiteira & Negócios LTDA, que também está sob investigação. 

A Operação Velatus, nome que em latim significa "velado", faz referência à forma dissimulada como o grupo criminoso agia para cometer os crimes contra a Administração Pública. No total, foram cumpridos 09 mandados de busca em Terenos, 05 em Campo Grande e 01 em Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo. As ações visam coletar provas e aprofundar as investigações sobre as irregularidades nos contratos públicos celebrados pelo município.