MS Notícias

MATA DO JACINTO

Polícia deflagra Operação Abre-te Sésamo, cercando condomínio em Campo Grande

Ao menos 273 policiais fazem parte da Operação

Polícia cerca condomínio 'Carandiru' na Mata do Jacinto em Campo Grande. Foto: Reprodução | Rede sociais - Reprodução/Divulgação

A Polícia Civil, por intermédio da 3ª Delegacia de Polícia da capital, deflagrou nesta 3ª feira (6.jun.23), a Operação 'Abre-te Sésamo', em um condomínio residencial ocupado conhecido como 'Carandirú', situado no Bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande (MS). 

De acordo com nota (a íntegra), as investigações tiveram início em agosto de 2022, quando os Policiais Civis da 3ª DP investigavam furtos e roubos ocorridos na região do Prosa. Durante as diligências, foi constatada a existência de uma espécie de uma "Central do Crime", operada a partir do condomínio.

Os investigadores citam que do local eram organizadas as práticas de furtos e roubos, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e homicídios.

Ao todo, cercaram o condomínio 321 servidores, dentre os quais 273 são policiais Civis do Departamento de Polícia da Capital; Departamento de Polícia Especializada e do Interior; Policiais Militares do 9ºBPM; Companhia de Canil do Batalhão de Choque; Grupamento Aéreo; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Perícia Técnica e Assistência Social.

Em nota, a PC disse que mais informações serão repassadas após o cumprimento das buscas, por meio de coletiva de imprensa agendada para às 15h de hoje, na Delegacia Geral da Polícia Civil.

O condomínio 'Carandirú' foi ocupado há 20 anos, após a falência da construtora responsável pela obra.  

NOME DA OPERAÇÃO 

"Abre-te, sésamo" é uma a expressão mágica da história de "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" na versão de Antoine Galland de As Mil e Uma Noites. Abre a boca de uma caverna na qual quarenta ladrões esconderam um tesouro. A frase deriva da planta gergelim (sésamo).