LUTO NA POLÍTICA
Morre ex-prefeito Heitor Miranda, irmão de Zeca do PT
Um dos principais políticos que defenderam a ideia da Rota Bioceânica
Ex-prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda do Santos, de 69 anos, morreu no início da tarde desta 5ª.feira (23.nov.22), no Hospital Unimed, em Campo Grande (MS). A informação foi confirmada por familiares.
A causa da morte ainda não foi divulgada pela família. Ele sofria de problemas cardíacos desde 2018 e também chegou a ser internado neste ano com Covid-19. Heitor é irmão do ex-governador e deputado estadual eleito José Orcírio Miranda, conhecido como Zeca do PT.
Advogado e estudioso dos grandes temas políticos e sociais, Heitor governou os murtinhenses duas vezes (1989-92 e 2012-16), respondeu pela Superintendência de Ações Estratégicas e Relações Internacionais no governo de Zeca do PT e quando Lula se elegeu presidente foi o único sul-mato-grossense convidado para integrar a equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Quando administrou Porto Murtinho, Heitor fez do integracionismo uma das marcas de seu governo. Tomou diversas iniciativas. Uma delas foi o encontro reunindo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), professores, alunos e pesquisadores da Uems (Universidade Estadual), UFMS (Universidade Federal) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No conteúdo, um dos apelos vigorosos do prefeito foi a criação e implantação da Universidade Latino-Americana, soprada pelos ventos da integração.
Zeca e Heitor são porto-murtinhenses e são duas personalidades que sempre defenderam a ideia, na época, ainda hipotética da implementação da Rota Bioceânica, hoje tornada realidade.
A família programa o velório de Heitor para às 8h desta 5ª.feira e depois e a cremação.