ELEIÇÕES 2022
"Não tem uma foto dele comigo, nada", diz Jair Bolsonaro sobre Roberto Jefferson
Durante o dia de ontem, os bolsonaristas não sabiam em qual mentira acreditar
Em meio a eleição, há uma semana do 2º turno, Jair Bolsonaro (PL), mente descaradamente ao eleitor brasileiro. A mais nova mentira: Bolsonaro afirmou que não tem relações com o bolsonarista raiz, Roberto Jefferson (PTB), preso após atacar a Polícia Federal (PF) a tiros de fuzil e com granadas, no interior do Rio de Janeiro na manhã do domingo (24.out.22).
Durante o dia de ontem, os bolsonaristas não sabiam em qual mentira acreditar. O que havia de fato era que a campanha tramava uma maneira de estancar a crise gerada pelo episódio.
Mais tarde, Bolsonaro repudiou o ataque armado do bolsonarista e negou que tivesse qualquer relação com o criminoso, um dos principais articuladores condenado por montar uma milícia digital bolsonarista.
Ao mesmo tempo que dissociou-se do criminoso, Bolsonaro o defendeu, criticando o inquérito das fakes news aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, autor da ordem de prisão.
A repercussão negativa dos detalhes da ação, que deixou dois policiais feridos, pressionou Bolsonaro a condenar Jefferson de forma mais direta.
Entretanto, foi uma fala não alinhada com aliados. Por exemplo, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), linha de frente do bolsonarismo, afirmou que o presidente mandaria até mesmo as Forças Armadas para proteger “o nosso Roberto Jefferson”.
Auxiliares haviam orientado o presidente a não se estender sobre o assunto com o objetivo de evitar trazer para ele a crise desencadeada por Jefferson. Além das postagens, Bolsonaro falou rapidamente sobre o episódio em uma live com aliados no fim da tarde. Ao abordar o episódio, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, negou vínculo do petebista com a campanha, ao que Bolsonaro emendou “não ter foto" com o ex-deputado. Foi prontamente desmentido nas redes sociais por imagens de encontros no Palácio do Planalto.
Isso nem precisaria confrontar, pois é uma mentira deslavada de Bolsonaro, mas eis um levantamento feito pelo Poder360:
Outro registro foi publicado por Jefferson em 29 de abril de 2021 no Palácio do Planalto.
Roberto Jefferson voltou a se reunir com o presidente Bolsonaro em 19 de maio de 2021. Desta vez com a então vice-presidente do PTB, Graciela Nienov, que publicou a mesma foto no Facebook. Eis:
Em seu perfil no Facebook, o PTB publicou 4 imagens em 2 de setembro de 2020 de um encontro entre Roberto Jefferson e o presidente Jair Bolsonaro. Veja os registros abaixo: