ECONOMIA
Colômbia e Botsuana passam o Brasil no ranking mundial de competitividade
Brasil piorou em 2 dos 4 principais critérios analisados: desempenho econômico e eficiência de governo
O Anuário Mundial de Competitividade, feito pelo IMD (sigla para Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial), da Suíça, mostra que o pequeno país de Botsuana (na África Austral) e a Colômbia estão mais competitivos do que o Brasil. No ranking divulgado na terça-feira (14.jun.2022), o Brasil aparece na 59º lugar, tendo caído duas posições.
O Brasil ainda, porém, está à frente de África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela.
Nas primeiras colocações estão Dinamarca, Suíça, Cingapura e Suécia. A íntegra da pesquisa.
Posição em 2022 País Mudança de posição em relação a 2021 1 Dinamarca 2 2 Suíça -1 3 Cingapura 2 4 Suécia -2 5 Hong Kong 2 6 Holanda -2 7 Taiwan 1 8 Finlândia 3 9 Noruega -3 10 EUA 0 11 Irlanda 2 12 Emirados Árabes Unidos -3 13 Luxemburgo -1 14 Canadá 0 15 Alemanha 0 16 Islândia 5 17 China -1 18 Catar -1 19 Austrália 3 20 Áustria -1 21 Bélgica 3 22 Estônia 4 23 Reino Unido -5 24 Arábia Saudita 8 25 Israel 2 26 República Checa 8 27 Coreia do Sul -4 28 França 1 29 Lituânia 1 30 Barein - 31 Nova Zelândia -11 32 Malásia -7 33 Tailândia -5 34 Japão -3 35 Letônia 3 36 Espanha 3 37 Índia 6 38 Eslovênia 2 39 Hungria 3 40 Chipre -7 41 Itália 0 42 Portugal -6 43 Cazaquistão -8 44 Indonésia -7 45 Chile -1 46 Croácia 13 47 Grécia -1 48 Filipinas 4 49 República Eslovaca 1 50 Polônia -3 51 Romênia -3 52 Turquia -1 53 Bulgária 0 54 Peru 4 55 México 0 56 Jordânia -7 57 Colômbia -1 58 Botsuana 3 59 Brasil -2 60 África do Sul 2 61 Mongólia -1 62 Argentina 1 63 Venezuela 1Fonte: IMD
O IMD World Competitiveness Yearbook (WCY), publicado pela primeira vez em 1989, é um relatório anual abrangente e uma referência mundial sobre a competitividade dos países. Ele fornece benchmarking e tendências, bem como estatísticas e dados de pesquisas com base em extensa pesquisa. Ele analisa e classifica os países de acordo com a forma como gerenciam suas competências para alcançar a criação de valor a longo prazo.