SÁUDE MENTAL
Coletivo 'Nós Terapia' estreia coluna "Travessias Cotidianas"
Seis psicólogas vão discutir os enlaces entre saúde psíquica e sociedade
O coletivo 'Nós Terapia', um coletivo de psicólogas sul-mato-grossenses que promove intervenções clínicas de forma transdisciplinar e indissociada do campo social, entendendo a Psicologia como ferramenta de produção de saúde, inaugura a Coluna: "Travessias Cotidianas" no Jornal MS Notícias.
O coletivo oferece psicoterapia, grupos de estudos e supervisão clínica. Desenvolve intervenções psicossociais a partir de demandas coletivas, como o projeto Tear do Luto. “O nome "Nós" vem da ideia de que desatamos nós, elaborando ideias e pensamentos para intervir no mundo”, definem.
DESCRIÇÃO DA COLUNA: Partimos do campo da clínica em Psicologia para discutir os enlaces entre saúde psíquica e sociedade. Nossa proposta é pensar as travessias do cotidiano, ou seja, aquilo que atravessa nossa existência. Para isso, buscamos ampliar as discussões sobre diferentes temáticas: infância, luto, racismo, amor, políticas públicas, trabalho. Enquanto psicólogas clínicas, apostamos no compromisso social da Psicologia com questões contemporâneas.
TEMÁTICAS A SEREM TRABALHADAS: Saúde psíquica e sociedade; políticas públicas; infância; luto; racismo; suicídio; arte; cinema; literatura.
INTEGRANTES:
Ana Claudia Loureiro: Psicóloga e mestra em psicologia (UFMS), integrante do Coletivo Nós Terapia e artista/pesquisadora das danças de salão. Psicoterapeuta especialista em Terapia Narrativa. Tem experiência no atendimento individual, casal e familiar.
Cristiane Scholl do Amaral: Psicóloga e acompanhante terapêutica com enfoque nos estudos psicanalíticos, políticas públicas, Psicologia da Saúde e Psicologia Comunitária e Social. Experiência em atendimento clínico e atuação em serviços públicos de Saúde, Assistência Social e em políticas de prevenção às violências com enfoque nas juventudes (segurança pública).
Lígia Burton: Psicóloga (PUC-RS), mestra em psicologia (UFMS), realiza formação em psicanálise pelo Fórum Do Campo Lacaniano e espacialização em psicanálise das crianças e adolescentes (PUC-MG). Membro do Instituto Ágora. Cocriadora do Coletivo Nós Terapia. Tem experiência na área de Psicologia Social e clínica psicanalítica.
Júlia Arruda F. Palmiere: Psicóloga clínica formada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Psicologia, com ênfase em Saúde, pela UCDB. Estudante das esquizoanálises. Experiência em pesquisa no campo das políticas públicas, gênero e cidades. Psicóloga voluntária pela Casa Satine.
Karô Castanha: Psicóloga (UCDB); Mestra em Psicologia (UFMS); Especialista em linguagem, questões étnico-raciais e de gênero (UEMS); Analista em formação; Consultora em diversidade e inclusão; Integrante do Coletivo Nós Terapia; Cantora.
Rebeca Moreira: Psicóloga integrante do coletivo Nós. Possui graduação em Letras e Psicologia pela UnB, mestranda em Psicologia Social pela UFMS, com uma pesquisa sobre os significados e sentidos de matrimônio e patrimônio, pesquisadora também da temática psicologia do trabalho feminino. Atuação em clínica e psicologia do trabalho.