Carnaval e pesca confirmam Porto Murtinho como centro turístico
Para incrementar o potencial turístico do município e massificar a consciência da sustentabilidade, a Prefeitura de Porto Murtinho associa a realização do carnaval ao início da pesca, período em que pescadores de todos os cantos do Brasil já procuram
Com cinco bandas, cinco bailes noturos e duas matinês o PortoFolia 2014 – de 28 de fevereiro a 4 de março - promete repetir o sucesso dos anos anteriores e ser novamente uma das melhores opções de lazer e entretenimento no calendário festivo de Mato Grosso do Sul. Além do carnaval, outro motivo especial para movimentar ainda mais a cidade será a abertura da temporada de pesca no dia 1º, um sábado, no segundo dia de folia.
Para incrementar o potencial turístico do município e massificar a consciência da sustentabilidade, a Prefeitura de Porto Murtinho associa a realização do carnaval ao início da pesca, período em que pescadores de todos os cantos do Brasil já procuram os melhores lugares. Em fevereiro já está liberado o pesque-solte.
O Rio Paraguai, que separa a brasileira murtinhense das ilhas paraguaias Margarida e Carmelo Peralta, é um dos mais piscosos e mais procurados do País entre março e outubro, quando a pesca é permitida. A Polícia Militar Ambiental está pronta para a fiscalização dos diversos trechos e exigir o cumprimento das normas definidas para a atividade, como o tamanho dos exemplares, a quantidade e o peso máximo a ser capturado.
PAISAGENS E IRREVERÊNCIA – Quem escolhe Porto Murtinho para paseear entre o fim de fevereiro e início de março encontra à sua disposição um dos roteiros com o maior número de opções para turismo, do contemplativo ao ecológico. De carro, ao longo da BR-267 – com acesso pela BR-262 ou BR-060 - existe uma porção singular da extensão pantaneira, com cenários geográficos diversificados e ecossistema único. São formações montanhosas, como os morros do Chapéu e Paxixi ou a Serra de Maracaju, cursos d´água, abundantes fauna e flora e povos nativos com suas manifestações artísticas e culturais, exemplo do artesanato dos índios kadiwéu e terena. Para completar, Porto Murtinho possui uma grande quantidade de endereços ecológicos, históricos e pitorescos para quem queira ilustrações inesquecíveis d sua visita à região. No carnaval, a hospitalidade murtinhense é acrescida da irreverência e da criativa presença dos foliões fronteiriços, que ao samba e ás marchinhas juntam sons e ritmos típicos e regionais, como a catchaca.
Os bailes de carnaval serão realizados na Praça de Eventos. Todo sistema operacional (segurança, alimentação, orientação, assistência, entre outros itens) estará disponível aos foliões. O rei Momo, a Rainha e as duas princesas serão eleitas no próximo dia 7, durante o Sarau Cultural no Museu Dom Jaime Aníbal Barreira. Haverá ainda o desfile dos blocos, uma das atrações tradicionais do carnaval murtinhense, que anualmente atrai tuistas de várias regiões do Brasil e do exterior.
Edson Moraes, especial para MS Notícias