MS Notícias

RACISMO ESTRUTURAL

Jovem negro, injustamente acusado de roubo, está sendo investigado por compra de bicicleta furtada

Matheus relatou não possuir a nota fiscal da compra da bicicleta, já que a adquiriu em um site de classificados online

Reprodução

Matheus Nunes Ribeiro, de 22 anos, está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por receptação, após ter sido constatado por investigadores que ele comprou uma bicicleta furtada. O jovem negro, que é instrutor de surfe, denunciou o racismo de um casal branco no último dia 12.jun.2021, em que foi acusado de ter roubado uma bicicleta semelhante a dele. Mais tarde, foi comprovado por meio de imagens de câmeras de segurança que o roubo foi cometido por um jovem branco.

Durante as investigações, foi identificada a origem da bicicleta que teve as chaves originais comparadas com a cópia usada por Matheus, que segundo a polícia, tratam-se de chaves adulteradas. “A bicicleta elétrica utilizada por Matheus Ribeiro foi apreendida por ser produto de furto e será devolvida ao seu legítimo proprietário”, disse a Polícia Civil em nota. A bicicleta havia sido roubada em fevereiro deste ano, em Ipanema, na zona sul do Rio.

Matheus relatou não possuir a nota fiscal da compra da bicicleta, já que a adquiriu em um site de classificados online, onde o vendedor a anunciou por um valor inferior ao de mercado justamente por não possuir nota fiscal.

“Posteriormente, Matheus apresentou na delegacia um comprovante em nome da namorada no valor de R$ 3.600, preço bastante inferior ao de mercado”, explicou a autarquia. O vendedor da bicicleta será investigado por receptação de produto roubado. 

Com informações de O Povo.