MS Notícias

INVASÃO DO CAPITÓLIO

Medo que brancos tem de perder o poder gerou violência no congresso dos EUA

Peter Trubowitz, especalista em EUA da London School of Economics, expressa preocupação com período até posse

Trumpistas durante invasão do Capitólio que resultou em 4 mortes - Roberto Schimidt

O extremismo que levou à invasão do Congresso americano ontem, quarta (6.jan.21) se deve ao pavor que os brancos americanos tem de perder o poder no país. O mesmo fenômeno explica os mais de 74 milhões de votos dados a Donald Trump nas eleições do ano passado. A conclusão é do diretor do Centro de Estudos sobre os Estados Unidos (US Centre) da London School of Economics (LSE), Peter Trubowitz. A reportagem é da Folha de São Paulo.

Peter disse que a demografia dos Estados Unidos está mudando, muitos americanos brancos não estão felizes com isso, e seus representantes no Congresso estão refletindo isso. “Esses argumentos sobre fraude eleitoral são uma tentativa de deslegitimar os votos principalmente dos afro-americanos, mas também, em alguns casos, dos latinos”, afirmou o professor americano, que ensina relações internacionais na LSE.

Peter disse estar preocupado com o que ainda pode acontecer até o dia o 20, data quando será empossado o presidente eleito Joe Biden. Para o professor Trump pode causar problemas mesmo depois de deixar a Casa Branca. “Ele ativou e impulsionou forças extremistas nos Estados Unidos, que agora podem se mover por conta própria”, explicou. 

Para cicatrizar o país, Biden terá que aplacar a insegurança econômica, reconquistar a classe média trabalhadora e achar terrenos comuns com os republicanos, principalmente em políticas industriais e de infraestrutura, e enfrentar a perda de empregos para a China e para a globalização.

“Não se trata de colocar pontes levadiças ou construir muros. Mas a política externa precisa pagar dividendos para o americano médio”, comentou. 

FONTE: VEJA AQUI A ENTREVISTA DA FOLHA DE S. PAULO