IGUALDADE DE GÊNERO
Professor de matemática virou 'homem feminista' após filha nascer
Ele disse que tudo começou, quando ele passou a relembrar como era a rotina para as colegas mulheres na faculdade, que não se sentiam seguras em voltar sozinhas da biblioteca à noite para casa
O professor de matemática Eugene Hung, que vive no estado americano da Califórnia (EUA) se tornou um ativista pelos direitos das mulheres, após o nascimento da sua filha, hoje com 14 anos. A reportagem é da BBC News.
Ele disse ao site, que a inquietação em torno da ideia do que é o mundo para as mulheres surgiu quando a filha mais velha nasceu.
Mirando contribuir para o empoderamento feminino, Eugene criou o blog Feminist Asian Dad ("Pai Asiático Feminista", em tradução livre.
No blog ele aborda temas como filmes infantis. Exemplo: Mulan - uma produção da Disney com personagem feminino forte como protagonista; ou mesmo a eleição da democrata Kamala Harris como a primeira vice-presidente americana com ascendência asiática (o avô materno de Harris nasceu na Índia). Há ainda artigos sobre assédio sexual no ambiente de trabalho e violência sexual. Para o "pai feminista", os homens precisam fazer parte desses e de outros debates.
Eugene disse que tudo começou, quando ele passou a relembrar como era a rotina para as colegas mulheres na faculdade, que não se sentiam seguras em voltar sozinhas da biblioteca à noite para casa. "Elas tinham que lidar com isso (a sensação de insegurança), e eu, não. Percebi que era extremamente privilegiado e que nunca havia me dado conta disso", contou.
"Os homens precisam se dar conta de que, pelo menos nos EUA, em cerca de 90% dos casos, a violência contra a mulher parte do homem", afirmou.
"Muitas vezes isso é visto exclusivamente como um assunto feminino, mas, se vem dos homens, de onde vem o problema? Bom, vem de nós. E por que não estamos falando mais sobre isso?"