MEIO AMBIENTE
VÍDEO: "Ai sim, Mato Grosso véio!", diz homem que ateia fogo no Pantanal
2,3 milhões de hectares do Pantanal já foram consumidas pelo fogo
"Ai sim, Mato Grosso véio! (sic)”, diz um tratorista incendiando o pasto no estado de Mato Grosso e ao fundo a mata e a biodiversidade para arderem em chamas. O homem arrasta a chama amarrada à um cabo de aço e comemora enquanto a pastagem ao fundo começa a incendiar.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) disse que investiga o vídeo que circula nas redes sociais, em que um homem ateia fogo propositalmente em uma área semelhante a de pasto. Nas imagens, o homem tem auxílio de um trator, enquanto faz um círculo de fogo.
2,3 milhões de hectare do Pantanal já foram consumidas pelo fogo. A situação é ainda mais grave no Mato Grosso. De janeiro até esses mês o estado já registrou 25.445 mil focos de incêndios. Só o Parque do Xingu (terra indígena) já perdeu 44 mil hectares para o fogo. Os indígenas alegam que os fazendeiros ordenam que se coloque fogo. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo biólogos do Sesc do Mato Grosso, 90% dos incêndios no Mato Grosso são oriundos da ação humana.
A meteorologia indica que o período chuvoso atrasará este ano, vindo a ter chuvas relevantes apenas em outubro.
O crime ambiental ao provocar queimadas pode levar a prisão de 4 anos, alerta o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama).