MS Notícias

POLÊMICA

'Nude' de Donald Trump viraliza em grupos de WhatsApp e confunde internautas

Trabalho de artista britânica expõe intimidade de famosos

Reprodução/Correio Brasiliense

O registro é antigo, mas parece que muita gente ainda se surpreende com a imagem de Donald Trump nu durante uma sessão de bronzeamento artificial em plena casa branca. A foto que circula nos grupos de WhatsApp ressurge em circunstâncias semelhantes a sua primeira aparição: o contexto eleitoral. Mas Trump não fez um nude. Trata-se, na verdade, de uma obra da fotógrafa britânica Alison Jackson, que usa sósias de personalidades mundiais para representar seus supostos momentos de intimidade.

Alison que já foi ganhadora do Prêmio Bafta (uma espécie de Oscar do Reino Unido), hoje tem 60 anos e coleciona décadas de imagens que exploram a privacidade das celebridades tão cultuadas pela publicidade. A foto que viralizou recentemente faz parte do projeto “Mental Images” (Imagens Mentais, em inglês) e foi feita em 2016 em um ensaio que expunha escândalos anteriores, costumes duvidosos e sugeria uma certa “chegada triunfal” de Trump à casa branca. Na época, ela expôs o ainda candidato à presidência dos Estados Unidos a cenas em que abraça membros do grupo racista Ku Klux Klan e até se envolve sexualmente com modelos, incluindo a Miss México.

Mas a invasão não se resume a Casa Branca: David Beckham, Marilyn Monroe, Mick Jagger e até os membros da família real britânica já tiveram suas intimidades ilustradas por Alison, que considera a fotografia uma provocação onde, segundo ela, é permitido conhecer algo que dificilmente conheceríamos no cotidiano. “Quanto mais impossível, mais queremos”.

As fotos polêmicas do projeto Mental Images, incluindo a do Trump nu, podem ser conferidas no site ou no instagram de Alison.