07 de setembro de 2024
Campo Grande 33ºC

COPA DO MUNDO DE 2022

Argentina se torna tricampeã do mundo

Sul-americanos venceram nos pênaltis

A- A+

A equipe Sul-americana de futebol da nação Argentina conquistou neste domingo (18.dez.22) seu 3ª título em Copa do Mundo, no estádio Lusail Stadium no Qatar, país árabe sede da Copa do Mundo de 2022

Para erguer a taça, los hermanos tiveram que derrotar a excelente performance da equipe francesa.  

Do lado argentino havia Lionel Messi, como homem forte, mas a França tinha também seu homem, Kylian Mbappé.

Messi (23 pênaltis, 108). Foto: FifaLionel Messi e Angel Di Maria marcaram para a Argentina no primeiro tempo. Foto: Fifa

Ambos os jogadores fizeram jus ao peso-pesado de seus nomes e sairam com títulos, apesar de Messi ter levado o maior.  

Mbappé (80 pênaltis, 81, 118 pênaltis). Foto: FifaKylian Mbappé marcou duas vezes em 97 segundos para empatar a França. Foto: Fifa

Aos 23 anos, Mbappé se tornou hoje o segundo homem depois do inglês Sir Geoff Hurst a marcar um hat-trick (três gols) numa final da Copa do Mundo. A equipe de Messi também marcou três gols e jogo foi para a prorrogação. 

A CRONOLOGIA DA PARTIDA

Os argentinos abriram o palcar no 1º tempo aos 22m23s, com pênalti cobrado por Messi, que fez 1 x 0. Aos 35m20s Messi de novo, numa jogada ensaiada rolou na porta do gol para finalização precisa de Angel Di Maria, que superou o goleiro frances Hugo Lloris.

A equipe francesa conseguiu arrancar um pênalti aos 78m14s do 2º tempo. Mbappé cobrou com precisão no canto direito e diminuiu, deixando o placar em 2 x 1. Aos 80m58s do 2º tempo, Mbappé fez um golaço, deixando tudo igual, 2 x 2. 

Então, a partida foi para a prorrogação. Aos 107m55s da 1ª parte da prorrogação, Messi fez novamente. Deixando o placar em 3 x 2. 

Aos 116m59s a equipe francesa conseguiu arrancar outro pênalti, dessa vez após o camisa 4 Gonzalo Montiel tocar o braço na bola dentro da grande área. Aos 117m02s Mbappé cobrou novamente e não desperdiçou, deixando o placar em 3 x 3.  

A partida foi aos pênaltis. O 1º a cobrar do lado frances foi Mbappé, que converteu. Placar dos pênaltis: 1 x 0.

O 1º a cobrar do lado argentino foi Messi, que também converteu. Placar dos pênaltis: 1 x 1. 

O 2º a cobrar do lado frances foi o Ponta Direita, Kingsley Coman (Camisa 20), que parou na belíssima defesa do goleiro argentino Emiliano "Dibu" Martínez. Placar dos pênaltis: 1 x 1. 

O 2º a cobrar do lado argentino foi Paulo Dybala, que coverteu. Placar dos pênaltis: 1 x 2. 

Leandro Paredes fez o 3º gol para a Argentina. Deixando o palcar em 1 x 3.  

Kolo Muani fez o 2º para a frança, deixando o palcar em 2 x 3. O lado francês teve um baque quando, Aurelien Tchouameni, errou o gol, chutando para fora.

O último a cobrar o pênalti do lado argentino foi o camisa 4, Gonzalo Montiel, que se redimiu fazendo um golaço no canto direito deixando o palcar em 4 a 2 em favor dos sul-americanos. Com isso, os argentinos colocaram a mão na taça. 

O vencedor da Luva de Ouro, Emiliano Martinez, quem deu à Argentina a vantagem que eles não abririam mão. Foto: FifaO vencedor da Luva de Ouro, Emiliano Martinez, quem deu à Argentina a vantagem que eles não abririam mão. Foto: Fifa

Pela belíssima atuação, o goleiro argentino foi o vencedor da Luva de Ouro. Martinez fez sua estreia há apenas 18 meses e disparou para a proeminência em sua terra natal com heroísmo decisivo nas cobranças de pênaltis na vitória da semifinal da Copa América da CONMEBOL sobre a Colômbia no ano passado. Ele se destacou na disputa das quartas de final no Catar, defendendo duas vezes quando a Argentina derrotou a Holanda depois que uma vantagem de dois gols foi consumida no final da partida.

Mbappé levou a Chuteira de Ouro, conquistada pelos oito gols que fez na campanha da Copa.

ESTATÍSTICAS DA COPA

  • Lionel Messi disputou sua 27ª partida na Copa do Mundo, deixando Lothar Matthaus à frente e conquistando o recorde de aparições.
  • O gol de Messi de pênalti foi o 150º gol da Argentina em partidas da Copa do Mundo. Eles são a terceira nação a atingir esse marco depois do Brasil (237) e da Alemanha (232).
  • A Argentina marcou o primeiro gol em todas as sete partidas que disputou no Catar 2022.
  • Messi é o primeiro jogador a marcar na fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final em uma única Copa do Mundo
  • Mbappé é o quinto e mais jovem jogador a marcar em duas finais de Copa do Mundo, depois de Vavá (1958, 1962), Pelé (1958, 1970), Paul Breitner (1974, 1982) e Zinedine Zidane (1998, 2006).
  • Mbappé é apenas o segundo homem a marcar um hat-trick na final da Copa do Mundo depois de Geoff Hurst em 1966

CITAÇÕES

Lionel Scaloni, técnico da Argentina: "Estou orgulhoso. Hoje estou liberado. Este time me dá muito orgulho, tudo se deve a eles", celebrou.  

Emiliano Martinez, goleiro argentino: "Tínhamos o jogo sob controle, mas o time estava fadado a sofrer. A França quase fez o gol da vitória também, mas graças a Deus estamos aqui. A Copa do Mundo é algo com que sempre sonhei. Não tenho palavras para expressar o que estou sentindo."

JOGADOR DA PARTIDA

  • Lionel Messi