O ministro da Educação, Milton Ribeiro, comunicou no twitter hoje, (12. abril) a exoneração do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto, que de supresa, foi informado da decisão na sexta-feira (9. abril).
À imprensa, Aguiar Neto ressaltou o possível motivo. “É um ato de gestão do ministro, sem me dar as explicações. Eu perguntei, ele disse que era uma decisão política. Foi a única coisa que me adiantou”, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.
Milton Ribeiro apontou que a exoneração será publicada ainda nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU). O ministro destacou ainda que o próximo presidente do órgão será “um profissional de perfil técnico e acadêmico”, e que vai divulgar o nome em ocasião oportuna.
A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável pela expansão e consolidação dos programas de pós-graduação no país.
Aguiar, que estava à frente da fundação desde janeiro de 2020, defendia a formação de 1 núcleo de ciência, fé e sociedade para pesquisar o “design inteligente”, teoria pseudocientífica contrária à Teoria da Evolução, de Charles Darwin.
Não é a primeira mudança promovida no MEC nos últimos meses. Ribeiro já trocou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Alexandre Lopes, que ocupou o cargo de maio de 2019 a fevereiro de 2021, foi substituído por Danilo Dupas, então secretário de Regulação. No final de março, a secretária de Educação Básica, Izabel Lima Pessoa, pediu demissão.