28 de dezembro de 2024
Campo Grande 30ºC

ESTADUAL

Reinaldo Azambuja prestigia cerimônia de juramento de posse de novos desembargadores

A- A+

O governador Reinaldo Azambuja prestigiou, nesta sexta-feira (18), no Tribunal Pleno, a cerimônia solene de juramento dos novos desembargadores Alexandre Lima Raslan, Jaceguara Dantas da Silva e Luiz Antonio Cavassa de Almeida.

Os três foram empossados administrativamente em dezembro de 2021 e janeiro de 2022 e já haviam assinado os respectivos termos de posse.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Carlos Eduardo Contar, a Corte agora está "ainda mais engrandecida com a posse desses novos integrantes".

Novos desembargadores já haviam sido empossados administrativamente

Os novos desembargadores

Alexandre Lima Raslan é formado em Direito pela Faculdades Unidas Católicas de MT (antiga Fucmat), em Campo Grande. É mestre em Direito das Relações Sociais (Direitos Difusos) pela PUC-SP; doutor em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp); especialista em Direito Civil (Direitos Difusos) pela UFMS.

Ingressou no Ministério Público em setembro de 1995. Foi promotor de justiça em Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Maracaju. Na Capital, foi titular da 34ª Promotoria de Justiça, na defesa do meio ambiente, de 2001 a 2016.

Foi membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público, na Comissão do Sistema Prisional e na Assessoria da Presidência. Foi coordenador pedagógico e é professor da Faculdade de Direito do Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (Insted).

Cerimônia foi realizada no Tribunal de Justiça

Jaceguara Dantas da Silva ingressou no Ministério Público em 1992. Antes de ser nomeada para o TJMS era procuradora titular da 1ª Procuradoria de Justiça Criminal e diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público de MS.

Foi Membro do Conselho Superior do MPMS nos biênios 2017/2018 e 2019/2020; e titular da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos na Capital. É doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP e mestre em Direito do Estado pela PUC/SP.

É especialista em Direito Civil, com concentração em Direitos Difusos e Coletivos, pela Universidade Federal de MS (UFMS), e autora do livro "Ministério Público e Violência Contra a Mulher: Do Fator Gênero ao Étnico-Racial", publicado em 2018, pela editora Lumen Juris.

Luiz Antonio Cavassa de Almeida é natural de Corumbá e ingressou na magistratura em dezembro de 1996, na 1ª circunscrição. Em novembro de 1998 foi promovido para a comarca de Eldorado e, no mês seguinte, uma nova promoção o levou para Costa Rica. Por remoção, em setembro de 1999 passou a atuar na 2ª Vara de Miranda.

Foi diretor do Foro nas comarcas por onde passou e, em abril de 2002, foi promovido a juiz auxiliar da Capital. No biênio 2005/2006 foi juiz auxiliar da Presidência do TJMS. Em outubro de 2007 assumiu a 4ª Vara de Família. Foi diretor do Foro de Campo Grande.

Em julho de 2014 foi removido para a 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e, em outubro do mesmo ano, foi designado para ser juiz auxiliar da Presidência do TJMS permanecendo até janeiro de 2019, quando passou a atuar como juiz de Direito substituto em 2º grau.

Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; o vice-governador Murilo Zauith; a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Nardes; a deputada federal Bia Cavassa; os deputados estaduais Mara Caseiro, Amarildo Cruz, Capitão Contar e Professor Rinaldo; e o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, além de muitas outras autoridades.

Evento contou com auditório cheio e presença de diversas autoridades

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Edemir Rodrigues

Fonte: Governo MS