O presidente eleito, Lula (PT), anunciou na 6ª.feira (9.dez.2022) Fernando Haddad (PT), de 59 anos, para comandar o Ministério da Fazenda em seu próximo governo. A pasta será recriada a partir da divisão do atual Ministério da Economia.
Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) será o chefe da área econômica do novo governo.
Ele é advogado e professor. Já trabalhou como consultor e analista de investimentos. Haddad também foi subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy. Também foi assessor do Ministério do Planejamento no primeiro mandato de Lula. De 2005 a 2012, foi ministro da Educação.
Em 2012, foi eleito prefeito de São Paulo. Em 2018, foi candidato a presidente e, em 2022, a governador, sendo derrotado nas duas eleições. Haddad foi um dos primeiros ministros a serem anunciados por Lula. Ele também já anunciou dois membros de sua equipe: Gabriel Galípolo será o novo secretário-executivo da pasta e Bernard Appy será o secretário de Política Econômica para reforma tributária.
Haddad trabalhará coordenadamente com os ministros do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As duas pastas foram extintas no governo de Jair Bolsonaro (PL) e serão recriadas por Lula.