Mais uma rodada da pesquisa DataFolha foi divulgada hoje (17.set.2021), e mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 25 pontos percentuais de Bolsonaro e venceria o segundo turno, com cada candidato registrando 56% a 31%, respectivamente.
Esses números estão dentro do padrão de variação da última rodada (dois pontos percentuais), divulgada em julho, que apontava vitória do candidato petista por R$58 a R$31.
Para os dados divulgados nesta 6ª feira (17.set) foram ouvidos 3.667 eleitores presencialmente, em 190 cidades, entre os dias 13 e 15 de setembro.
Foram feitas pelo instituto de pesquisa, quatro simulações de primeiro turno, em que Lula mantém sua vantagem. A pesquisa testou cenários com Eduardo Leite (PSDB) no lugar de João Doria (PSDB) e considerou nomes de menos expressão, como Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Aldo Rebelo (sem partido).
LEIA TAMBÉM - Líder em 2022, Lula é o candidato com menor taxa de rejeição
Segundo análise dos dados, feita pelo Brasil de Fato, em todos os cenários testados, o petista fica entre 42% e 44% dos votos, próximo de uma possível vitória no primeiro turno.
ATUAL GESTÃO REJEITADA
Jair Bolsonaro manteve seu alto índice de rejeição e o número dos que "não votariam de forma alguma" no atual presidente, representa 59% dos eleitores.
Para seu mandato, o pior índice foi o de 53% de reprovação, que mantém tendência de alta, sendo que houve uma oscilação para mais, dentro da margem de erro, em relação ao recorde apontado em levantamento feito em julho (51% de reprovação).
Quem achava o presidente "bom ou ótimo" caiu para 22% do total, oscilação - dentro da margem de erro - para menos dos 24% da pesquisa anterior, que já indicava o pior índice de seu mandato.Consideram regular 24%, mesmo índice de julho.
IMPEACHMENT
Segundo a pesquisa PoderData, também o apoio ao ato de impeachment de Jair Bolsonaro segue estável, com mais da metade (56%) dos brasileiros favoráveis à saída do presidente do cargo.
Para essa foram feitas 2.500 entrevistas em 441 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
** (Com informações Instituto DataFolha e Portal Brasil de Fato)