Dos 11 congressistas de Mato Grosso do Sul (oito com cadeiras na Câmara e três no Senado), o deputado federal Vander Loubet (PT/MS) é o que mais se destaca na busca e obtenção de recursos ministeriais para o Estado.
De acordo com o Siga Brasil, Portal do Senado que acompanha a captação e execução de verbas orçamentárias por meio de ações e das emendas parlamentares, o melhor desempenho nesse processo coube ao petista, que já era, também nos anos anteriores, um dos mais bem-sucedidos do ranking.
Agora, além de liderar o levantamento técnico sobre a captação de recursos para seu Estado, Vander Loubet é ainda o primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para deputado federal. Eleito pela primeira vez em 2002 e já em seu quinto mandato, ele aparece na liderança da pesquisa mais recente para a Câmara Federal, conforme apurou o Instituto Ranking em levantamento divulgado neste domingo (03.jul.22). Essa é a quinta pesquisa sobre a eleição em Mato Grosso do Sul. Eis a íntegra da pesquisa.
FATORES DA POPULARIDADE
Vander Loubet foi eleito deputado federal em cinco vezes consecutivas e sempre esteve entre os mais votados. Nesta eleição, além de projetos e recursos que viabilizou para o Estado, com significativos aportes financeiros para garantir investimentos na inclusão social e em infraestrutura, ele tem sido uma peça fundamental na engrenagem e na dinâmica que embala o desenvolvimento de Campo Grande.
Nas duas gestões do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e agora com a prefeita Adriane Lopes (Patriota), seu apoio tem produzido benefícios concretos para alavancar iniciativas em áreas fundamentais, especialmente na saúde, educação, pavimentação, habitação e sustentabilidade.
Outra condição diferenciada que explica o desempenho do parlamentar petista nas pesquisas é sua forte relação de amizade com Lula. Com a performance do ex-presidente em todas as amostragens, figurando sempre como líder absoluto das intenções de voto, é natural que grande parcela dos eleitores sulmatogrossenses faça a associação afetiva e política entre Vander e Lula, projetando os dois amigos e correligionários nas suas expectativas de voto.
De 27 de junho a 02 de julho o Instituto Ranking Brasil fez três mil entrevistas em 30 municípios, ouvindo pessoas de 16 anos em diante. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números MS-02344/2022 e BR-05621/2022. A margem de erro máxima estimada é de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O Instituto Ranking Brasil tem o registro 8561 no Conselho Regional de Estatística 1ª Região (Conre 1). A pesquisa custou R$ 20 mil. Eis a ínetgra.
Confira o ranking da preferência na intenção de votos para deputado federal:
- Vander Loubet – 2,50%
- Geraldo Resende – 2,00%
- Beto Pereira – 1,90%
- Tereza Cristina – 1,60%
- Rose Modesto – 1,40%
- Professor Juari – 1,20%
- Walter Carneiro Jr – 1,10%
- Flávio Cabo Almi – 1,00%
- Henrique Mandetta – 0,90%
- Fábio Trad – 0,80%
- Reinaldo Azambuja – 0,80%
- Carlos Marun – 0,80%
- Waldemir Moka – 0,70%
- Dione Hashioka – 0,70%
- Delcídio do Amaral – 0,60%
- Victor Tatão – 0,50%
- Waldeli dos Santos – 0,40%
- Dr. Antonio Cruz – 0,40%
- Marcos Pollon – 0,40%
- Murilo Zauith – 0,30%
- Sindoley Morais – 0,30%
- Tio Trutis – 0,30%
- Keliana Fernandes – 0,30%
- Camila Jara – 0,30%
- Outros nomes foram citados entre 0,20% E 0,03%
- B/N/I/N/Não Respondeu – 41,30%