07 de setembro de 2024
Campo Grande 30ºC

JULGAMENTO

Maioria no STF confirma que Moro foi parcial contra Lula

Julgamento foi suspenso após o ministro Marco Aurélio pedir vista

A- A+

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira (22. abril) para manter a decisão da Segunda Turma da Corte que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na ação penal do tríplex do Guarujá (SP).

Antes, os ministros decidiram também enviar os processos de Lula que tramitavam na 13ª Vara Federal de Curitiba para a Justiça de Brasília. A sessão foi suspensa após pedido de vista do ministro Marco Aurélio. Além de Marco Aurélio, falta ainda votar o presidente da Corte, Luiz Fux. Se a decisão da maioria for confirmada após o fim do julgamento, todo o processo do tríplex será anulado e terá que recomeçar do zero.

Votaram a favor da decisão da Segunda Turma pela suspeição de Moro Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli,  Cármen Lúcia e Rosa Weber. Apenas dois ministros se posicionaram contra: Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

A primeira decisão tomada de forma monocrática pelo ministro Edson Fachin, sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar Lula, estabeleceu a "perda de objeto" de outros processos apresentados pela defesa do ex-presidente, como a suspeição de Sergio Moro. Apesar disso, contrariando Fachin, a Segunda Turma do STF continuou o julgamento desse caso e declarou o ex-juiz parcial.

**Com O Globo.