Na tarde desta quinta-feira (27), o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) reuniu representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de Mato Grosso do Sul e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, para discutir o combate aos incêndios no Pantanal.
Durante a audiência, Vander destacou a importância do encontro: “Aqui temos pessoas com conhecimento e experiência prática. Como coordenador da bancada federal, vou levar aos deputados e senadores a proposta de destinar recursos para a criação de um centro de operações de combate aos incêndios.”
Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, enfatizou a necessidade de ouvir os moradores das áreas afetadas. “É fundamental entender as necessidades das famílias atingidas e como o poder público pode ajudar. Além disso, a criminalização na beira do Rio Paraguai é complexa. Para os traficantes, as queimadas no Pantanal são interessantes, pois facilitam o tráfico de drogas”, explicou Verruck. Ele também mencionou a qualificação de brigadistas e a obrigatoriedade de equipamentos para combate ao fogo por produtores rurais.
Lindomar Terena, coordenador do Distrito Sanitário de Saúde Indígena (Dsei), destacou os problemas de saúde enfrentados pelas comunidades indígenas afetadas pelas queimadas. “Muitas pessoas estão com doenças respiratórias, e temos dificuldades de acesso para levar os equipamentos necessários”, afirmou Lindomar.
Estiveram presentes representantes do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), SOS Pantanal, Ecoa, Incra-MS, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e a coordenação regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
As informações e propostas discutidas na audiência serão repassadas aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), que visitarão o Pantanal nesta 6ª.feira (28.jun.24).